Este Portal é uma iniciativa do Sinaenco, não tendo qualquer ligação com a Fifa e suas atividades
bullet Notícias

América do Sul pode ter seis seleções na Copa 2014

Confederação sul-americana anunciou que manterá quatro vagas diretas e uma pela repescagem

Uruguai: da repescagem nas eliminatórias ao quarto lugar na Copa (crédito: EFE)
Tamanho da letra
Da redação - São Paulo
postado em 03/11/2010 12:04 h
atualizado em 03/11/2010 12:29 h

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou ontem, em Assunção, que manterá quatro vagas diretas para a Copa do Mundo de 2014, além de uma quinta vaga, que deve ser disputada através de repescagem. Assim, com o Brasil já classificado por ser o país-sede, o continente sul-americano poderá colocar até seis países no Mundial.

"É a última informação que vem de Zurique, depois da reunião do comitê executivo da Fifa, que respeitou o pedido de manter as vagas para a América Latina", afirmou Néstor Benítez, porta-voz da entidade.

No fim de setembro, a Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) reivindicou mais uma vaga junto à Fifa. O argumento era justamente a eventual sexta vaga da América do Sul e a necessidade da disputa de uma repescagem com uma seleção sul-americana. Hoje, a Concacaf tem três vagas diretas e uma indireta. Em 86, o continente perdeu um dos seus representantes. Na ocasião, o México era o país-sede e somente o Canadá classificou-se para o torneio.

Neste ano, na Copa da África do Sul, cinco países da Conmebol estiveram em campo. Na repescagem das eliminatórias, o Uruguai, quinto colocado da América do Sul, venceu a Costa Rica, quarta melhor seleção da Concacaf. Já o continente africano contou com seis seleções -a anfitriã do torneio e mais cinco equipes.

Assim, o Mundial de 2014 deve ter 13 seleções da Europa, quatro da América do Sul, três da Concacaf, cinco da África, quatro da Ásia, além do Brasil e de dois países que irão se classificar pela repescagem.

As últimas vagas serão disputadas pelo quinto colocado da América do Sul, o quarto da Concacaf, o quinto da Ásia e o campeão da Oceania. Nas eliminatórias para a Copa de 2010, a Austrália disputou a vaga no continente asiático. A Nova Zelândia, outro representante da Oceania, venceu o Bahrein, quinto colocado da Ásia.





 
nosso time
realização
Sinaenco - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva
tecnologia e criação
XY2 | Agência Digital
hosting
Telium Networks
segurança da informação
LSI TEC - Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico
 
patrocínio
Gerdau
 
apoio
ArcelorMittal
 
Resolução Mínima de 1024x768 - © Copyright 2009 portal2014.org.br Todos os direitos reservados.