Este Portal é uma iniciativa do Sinaenco, não tendo qualquer ligação com a Fifa e suas atividades
bullet Notícias

Marca da Olimpíada Rio 2016 é escolhida

Agora, o logotipo segue para o COI e só será revelado no reveillon

Comissão Julgadora da Rio 2016 (crédito: Divulgação )
Tamanho da letra
Da redação
postado em 03/09/2010 14:22 h
atualizado em 03/09/2010 14:51 h

A 2163 dias para o início dos Jogos Olímpicos no Brasil, o Comitê Rio 2016 encerra mais uma etapa do processo de seleção da marca do evento esportivo. Foi nesta quinta-feira (dia 2/9), quando a Comissão Julgadora escolheu uma entre as oito propostas apresentadas pelas agências finalistas. Agora, a imagem segue para validação do Comitê Olímpico Internacional (COI), para garantir que a marca e todos os seus elementos possam ser registrados e protegidos em todo o mundo. 

Por ora, resta esperar pela festa do Reveillon na Praia de Copacabana, dia 31 de dezembro, quando será feito o anúncio da agência vencedora, com a revelação da marca da Olimpíada 2016. 

Além do reconhecimento internacional, a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá exposição pelos próximos seis anos e será eternizada nas futuras imagens dos Jogos Rio 2016, transmitidas a bilhões de espectadores em todo o mundo. “Concluímos um processo histórico dos Jogos Rio 2016. A Comissão Julgadora trabalhou com profissionalismo, entusiasmo e dedicação. Tenho certeza que a marca será do agrado de todos e terá uma aura de sucesso”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

Oito agências chegaram à fase final do processo de seleção. As empresas Brainbox Design (PR), Dupla Design (RJ), Future Brand (SP), Gad Design (SP), Soter Design (RJ), Studio Lúmen (PR), Tátil Design (RJ) e Vinte Zero Um (RJ) receberam um pro labore no valor de R$ 10 mil, além de diploma de participação como forma de homenagem pela contribuição no processo seletivo. A empresa vencedora receberá o valor adicional de R$ 40 mil pela criação da marca e assinará contrato de seis meses, com possibilidade de renovação, com o Comitê Rio 2016 para prestação de serviços de design.

A Comissão Julgadora foi composta de 12 membros reconhecidos nacional e internacionalmente, como previsto no edital. Os integrantes foram selecionados pelo Comitê Organizador Rio 2016 por sua experiência na criação e aprovação de programas de marcas ou por seu destaque no Movimento Olímpico internacional. Foram avaliados Conceito, Originalidade, Criatividade e Aplicabilidade.

“Chegamos ao final de um processo rico e transparente com a certeza de que deixamos um legado para o design brasileiro. A marca traz a paixão e a transformação que são a essência dos Jogos Rio 2016”, explicou Beth Lula, gerente de marca do Comitê Rio 2016.

O processo de seleção
O processo seletivo para a escolha da empresa responsável pela criação da marca Rio 2016 começou em abril, quando 139 empresas se inscreveram para participar do briefing inicial. Destas, 86 apresentaram os documentos de habilitação e qualificação técnica solicitados na segunda fase. Após análise da equipe do Comitê Rio 2016, 24 foram selecionadas para participar das entrevistas individuais, que definiram as oito empresas finalistas.

No início de agosto, as finalistas apresentaram suas marcas. Como nenhuma delas atingiu a pontuação mínima de 96 pontos, as agências passaram por uma nova rodada de trabalho para ajustar as propostas avaliadas pela Comissão Julgadora. Esta etapa já estava prevista no edital do processo de seleção (parágrafo 5.5.10 do edital).

No dia 10 de agosto, em entrevistas individuais registradas em áudio, a Comissão Rio 2016 repassou às agências finalistas as considerações técnicas realizadas pelos integrantes da Comissão Julgadora. Após as entrevistas, as agências tiveram até o dia 27 de agosto para apresentar novas propostas ou realizar ajustes nas marcas apresentadas.

 

Fonte: Rio 2016





 
nosso time
realização
Sinaenco - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva
tecnologia e criação
XY2 | Agência Digital
hosting
Telium Networks
segurança da informação
LSI TEC - Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico
 
patrocínio
Gerdau
 
apoio
ArcelorMittal
 
Resolução Mínima de 1024x768 - © Copyright 2009 portal2014.org.br Todos os direitos reservados.