Este Portal é uma iniciativa do Sinaenco, não tendo qualquer ligação com a Fifa e suas atividades
bullet Notícias

Projeto começa a formar 2014 voluntários para a Copa em Brasília

Tamanho da letra
Daniela Martins - Brasília
postado em 19/08/2010 16:33 h
atualizado em 19/08/2010 18:05 h

O governo do Distrito Federal lançou hoje o projeto "Um Gol de Educação na Copa de 2014". A partir do dia 1º de outubro, jovens como Bianca Ohanna, 14, e Luiza Esteves, 17, terão aulas sobre a história, cultura, gastronomia, localização geográfica e política dos países que virão ao Brasil durante o Mundial.

O objetivo do programa é que 2014 alunos dos oito Centros Interescolares de Línguas (CILs) espalhados pelo Distrito Federal sejam voluntários no período da Copa e ajudem na recepção de turistas em vários pontos de Brasília.

Para participar do projeto, os alunos devem frequentar os CILs, que ensinam espanhol, inglês e francês para alunos de escolas públicas do DF. Além disso, precisam ter 18 anos completos em 2014 e estar cursando a partir do nível Básico 2 em qualquer idioma. A ideia é que o aluno esteja no nível avançado quando a Copa começar. Os alunos do projeto receberão certificado de participação em voluntariado.

Voluntárias
Bianca mora na cidade-satélite de Taguatinga e está na 8ª série do ensino fundamental. Estuda inglês e espanhol e está animada com a chance de ser voluntária. “Achei uma oportunidade legal. Vou conhecer gente nova e aprimorar a língua”, disse.

A amiga Luiza cursa o 3º ano do ensino médio e acredita que o voluntário não só ajuda, mas recebe muito em troca. “É uma forma de aprender que não traz só benefício para mim mas também para os outros. Vou poder conversar com os estrangeiros e oferecer ajuda”, afirmou.

Coordenadora do projeto, Ana Cristina Chaves comemora a disposição dos alunos para participar da iniciativa. Segundo ela, se houver demanda da organização da Copa em Brasília, o número de voluntários pode aumentar. “Os alunos estão muito empolgados. Em uma das unidades já temos seis mil alunos. Dos que tinham o perfil desejado, 500 se inscreveram. Selecionamos 300 e temos 200 ainda em uma lista de espera”, disse.

O gerente do projeto da Copa em Brasília, Sérgio Graça, lembrou que esse é apenas o primeiro projeto que mobilizará voluntários para trabalharem durante os jogos na Capital. “Hoje é o pontapé de um projeto fundamental de voluntariado que é exigido pela Fifa. É um dos primeiros a serem lançados no Brasil e o primeiro a funcionar na cidade”, afirmou.

*O CIL de Sobradinho será o único que começará as aulas no dia 26/8.





 
nosso time
realização
Sinaenco - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva
tecnologia e criação
XY2 | Agência Digital
hosting
Telium Networks
segurança da informação
LSI TEC - Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico
 
patrocínio
Gerdau
 
apoio
ArcelorMittal
 
Resolução Mínima de 1024x768 - © Copyright 2009 portal2014.org.br Todos os direitos reservados.