Este Portal é uma iniciativa do Sinaenco, não tendo qualquer ligação com a Fifa e suas atividades
bullet Notícias

Qualificação profissional para a Copa é a bola da vez

Tamanho da letra
Vinícius Costa e Karlo Dias - Salvador
postado em 19/08/2010 15:58 h
atualizado em 19/08/2010 17:16 h

Entidades públicas e privadas se reuniram hoje (19) no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, durante o Seminário Copa 2014 – Oportunidades, Desafios e Ameaças em Tempo de Copa do Mundo. O evento organizado nacionalmente pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), teve o objetivo de estabelecer uma interlocução entre as 12 cidades-sedes para aprofundar os assuntos relacionados a tecnologia, qualificação e infraestrutura em preparação ao mundial.

Se do ponto de vista governamental a maior preocupação é a infraestrutura, no quesito empresarial, a inquietação é a qualificação profissional. Para Ney Campello, secretário da Secopa (Secretaria Extraordinária para Assuntos Copa do Mundo 2014), investir nos futuros trabalhadores da Copa é fundamental. “Nós esperamos que os empresários qualifiquem e invistam no capital humano, para que esteja bem preparado para receber os turistas.”

Segundo o gestor, o bom atendimento e fluência em pelo menos duas línguas são características fundamentais para quem quiser atuar nas futuras empresas envolvidas no mundial de futebol. Antenado com essa necessidade, o governo da Bahia assinou um convênio com o Instituto João Havelange no intuito de oferecer aos baianos cursos dos idiomas inglês e espanhol.

Outra iniciativa do governo Federal é o Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq). Para a Copa de 2014, cerca de 50 mil vagas serão oferecidas nas 12 cidades-sedes.

Além disso, a CDL Salvador vai disponibilizar cursos, palestras e workshops para os microempresários em conjunto com o Sebrae. É o que afirma o presidente da CDL Salvador, Antonie Tawil. “O encontro do poder público com o setor privado só traz beneficios. Vamos ajudar na coordenação e preparação da cidade, seja na infraestrutura ou no comércio.”.

Por sua vez, o Sebrae vai mapear as principais oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas e empreendedores individuais que atuam nos setores de turismo, indústria, comércio, serviços e agronegócios. Segundo a gestora do projeto, Aline Lobo, a entidade está atenta aos requisitos para o desenvolvimento de novas possibilidades de negócios.

Conselho Municipal da Copa
Durante a apresentação o chefe de gabinete da prefeitura de Salvador e coordenador do Escritório Municipal da Copa, Leonel Leal, reforçou a importância da participação da iniciativa privada e da sociedade civil organizada em todo o processo. “Preparar Salvador para esse megaevento da Fifa exige uma atividade econômica fortalecida, precisamos aproveitar o que temos de melhor”, disse.

O secretário lançou o Conselho da Copa para discutir os projetos da cidade até o Mundial de 2014. “Será um fórum permanente de debates e contribuições entre os três poderes contando com a participação da sociedade civil organizada, dos membros da academia e do terceiro setor.”

O Seminário Copa 2014 – Oportunidades, Desafios e Ameaças em Tempo de Copa do Mundo já passou por Rio Grande do Norte, Paraná e São Paulo. A próximas paradas são Ceará, Amazonas, Minas Gerais e Cuiabá, nos dias 22, 23, 26 e 29 de agosto, respectivamente. Informações no www.projeto2014.com.





 
nosso time
realização
Sinaenco - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva
tecnologia e criação
XY2 | Agência Digital
hosting
Telium Networks
segurança da informação
LSI TEC - Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico
 
patrocínio
Gerdau
 
apoio
ArcelorMittal
 
Resolução Mínima de 1024x768 - © Copyright 2009 portal2014.org.br Todos os direitos reservados.