Este Portal é uma iniciativa do Sinaenco, não tendo qualquer ligação com a Fifa e suas atividades
bullet Notícias

SP começa a preparar cidades-base da Copa 2014

Cinquenta municípios paulistas querem receber uma seleção no Mundial

Da esq. para a dir., Whelan, Raquel e Sales (crédito: José Cordeiro)
Tamanho da letra
Rafael Massimino - São Paulo
postado em 28/05/2010 14:37 h
atualizado em 28/05/2010 18:03 h

Enquanto a África do Sul dá os retoques finais para a estreia da primeira Copa no continente, os municípios de São Paulo já estão de olho nos benefícios do próximo Mundial, que só começa daqui a quatro anos. O Comitê Gestor paulista da Copa realizou ontem (27) reunião com 50 prefeitos do estado para apresentar os requisitos da Fifa àqueles que desejam receber uma seleção estrangeira em 2014.

São as chamadas “base camps”, ou cidades-base da Copa. E a meta de São Paulo é atrair o maior número possível de delegações para o estado, a exemplo da província de Gauteng, na África do Sul, que hospedará nada menos que 19 das 32 federações do Mundial. “A infraestrutura disponível é um critério forte na escolha das delegações e São Paulo está preparado nesse quesito”, afirma a coordenadora do comitê, Raquel Verdenacci.

Hospedar uma seleção da Copa atrai atenção para a cidade e pode aumentar o turismo local. O caso emblemático é o do vilarejo suíço de Weggis, que recebeu o Brasil na Copa da Alemanha, em 2006, e continua faturando com a rápida passagem dos jogadores de Parreira.

No entanto, a maioria das cidades-base da Copa 2014 deverá se contentar apenas com ganhos de imagem, já que o retorno financeiro não é dos mais atraentes. A prefeitura de São Paulo calcula que torcedores e curiosos movimentem, no máximo, R$ 11 milhões no comércio local. Além disso, as delegações serão isentas de ISS, principal imposto arrecadado pelas prefeituras.

Tudo isso, claro, para aquelas que conseguirem passar pelo crivo da Fifa e cair nas graças de uma seleção estrangeira. O investimento em hotelaria, centro de treinamento e melhorias na infraestrutura urbana pode não dar resultados. “Todos os investimentos devem ser realizados sem garantias”, afirma Luiz Sales, diretor de Turismo e Entretenimento da SPTuris (São Paulo Turismo).

O exemplo da Alemanha
Na Alemanha, mais de 100 estabelecimentos se candidataram a cidade-base, número três vezes maior que o das 32 seleções do torneio. “Quem decide onde a delegação vai ficar é o técnico do time. São Paulo pode ter 20 seleções ou nenhuma”, diz Paul Whelan, representante da empresa Match Services, filiada à Fifa que credencia os hotéis para as delegações desde o Mundial de 1994 (EUA).

“Não importa que a cidade tenha mil quartos, importa um hotel para a delegação. Você acha que o Dunga gostaria de um monte de gente em volta da seleção?”, diz Whelan. Para complicar mais a situação das prefeituras, a decisão das delegações pode ser feita já em 2011 ou apenas seis meses antes da Copa, em dezembro de 2013, prazo-limite da Fifa.

A indefinição também segue no número cidades-base por estado. Desde a Copa da França, em 1998, a Fifa mudou o sistema de disputa da competição. As seleções jogam suas três partidas da primeira rodada em cidades diferentes, o que torna irrelevante a distância entre uma cidade-sede e o alojamento do time.

A receita para evitar desperdícios é o foco nas necessidades das seleções. “Nem todos os times querem o mesmo tipo de hotel. As cidades devem se adequar ao que a delegação procura”, diz Whelan.

Triagem
Os municípios que pretendem receber uma seleção em 2014 têm até o final do ano para se cadastrar na Match. Depois disso, a empresa fará a triagem das propostas e editará um caderno com as cidades habilitadas.

Além dos alojamentos das cidades-base, a Fifa escolherá dois hotéis de padrão quatro a cinco estrelas nas 12 sedes da Copa para hospedar as seleções em dias de jogos.





 
nosso time
realização
Sinaenco - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva
tecnologia e criação
XY2 | Agência Digital
hosting
Telium Networks
segurança da informação
LSI TEC - Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico
 
patrocínio
Gerdau
 
apoio
ArcelorMittal
 
Resolução Mínima de 1024x768 - © Copyright 2009 portal2014.org.br Todos os direitos reservados.