Este Portal é uma iniciativa do Sinaenco, não tendo qualquer ligação com a Fifa e suas atividades
bullet Notícias

As novas camisas das 32 seleções influenciarão no resultado da Copa?

Para o torcedor apaixonado e supersticioso, as camisas são verdadeiros amuletos na luta pelo título

Tamanho da letra
Diego Salgado
postado em 19/02/2010 09:45 h
atualizado em 19/02/2010 16:00 h

As finais da Copas de 50 e 58 são grandes exemplos de como a camisa influencia torcedores e até jogadores. Em 50, o Brasil jogou de branco e o Uruguai com sua tradicional camisa azul-celeste. Com a derrota em pleno Maracanã, a seleção brasileira passou a adotar o amarelo. Foi o ponto de partida para as grandes conquistas. Em 58, contra os suecos, novo entrave. Foi preciso jogar – e ganhar - com a camisa azul para que ela virasse o amuleto dos brasileiros. Em 94, por exemplo, ela fora usada à exaustão na campanha vitoriosa de 94. Em três (contra holandeses e duas vezes contra a Suécia) das sete partidas lá estava o azul do manto de Nossa Senhora abençoando a seleção "canarinho".

Com a Copa da África do Sul cada vez mais próxima, as 32 seleções e as empresas de material esportivo se apressam para divulgar os uniformes. O Brasil e a Nike já lançaram a camisa do Mundial. O azul com detalhes amarelos pouco lembra o usado em Estocolmo em 58. No entanto, algumas equipes trazem a marca do passado estampada nas camisas, como a Inglaterra e a Argentina. Os ingleses lançaram uma réplica da camisa usada na final de 66, e os argentinos trouxeram um modelo bem parecido com o utilizado no México, em 86. Confira algumas camisas e as histórias que elas trazem:

Camisa Alemanha Alemanha
Em 1990, quando usou o segundo uniforme contra a Inglaterra durante a semifinal do Mundial, os alemães usaram uma camisa verde. Dessa vez, se for necessário, a camisa será totalmente preta.
Argentina
As quatro listras azuis na frente da camisa relembram a Copa de 86. Diferente das camisas de 94, quando havia muitas listras e de 2006, quando eram apenas três. O símbolo branco da Adidas nos ombros aproximam ainda mais ao uniforme do Mundial de 1986.
Camisa Argentina
Camisa Brasil Brasil
Número, gola e pequenos pingos amarelos não retratam a camisa da sorte utilizada em 58. Resta saber se o Brasil usará o novo uniforme durante a Copa. Em 2006, o azul não foi utilizado. Quatro anos antes, apenas uma vez - contra a Inglaterra, nas quartas de final.
Camarões
Os Leões Indomáveis jogarão sua sexta Copa do Mundo com um uniforme parecido com o de 1998. A única diferença perceptível é a marca d´água do lado direito. Em 2001, inovou ao lançar uma camisa regata. Na Copa, um ano depois, a regata se transformou em mangas pretas.
Camisa Camarões
Camisa Costa do Marfim Costa do Marfim
No seu segundo Mundial, a equipe do craque Drogba irá jogar com praticamente o mesmo uniforme de 2006. Desta vez, não haverá números na frente da camisa e terá uma marca d´água de um elefante na manga direita.
Dinamarca
O uniforme atual nada tem a ver com o usado na Copa de 86. No México, a Dinamáquina usava uma camisa com mesclas de vermelho claro e escuro. Na África do Sul, o uniforme é mais simples: vermelho com detalhes brancos.
Camisa Dinamarca
Camisa Espanha Espanha
Em 2006, a Espanha tinha detalhes amarelos por toda camisa. Agora, na África, usará um réplica do uniforme usado na conquista da Euro 2008. Uma das favoritas ao título mundial usará um vermelho bem próximo ao usado no Chile, em 62.
França
O tradicionalíssimo azul escuro e o galo –símbolo do país – estarão em campo a partir de junho. O primeiro uniforme é um amuleto francês. Com ele, em 98, a França foi campeã mundial. Em 2006, perdeu na final jogando de branco.
Camisa França
Camisa Grécia Grécia
A camisa branca foi usada em sua maior conquista, na Euro 2004. De volta aos Mundiais após 16 anos, os gregos vêm com uma camisa simples. Exceção feita ao grande número do lado direito do uniforme.
Holanda
Conhecida pelo forte laranja, os holandeses usarão o branco no segundo uniforme. Em 94, nas quartas de final contra o Brasil, a camisa branca foi usada. Na época, no entanto, havia detalhes me laranja. Dessa vez não, são usados azul e vermelho.
Camisa Holanda
Camisa Inglaterra Inglaterra
A camisa completamente vermelha de mangas compridas retornam como segundo uniforme inglês durante a Copa da África. Com ele, o English Team conquistou sua maior glória em 1966.
Itália
O segundo uniforme italiano terá o tradicional branco. Essa camisa já foi usada diversas vezes pelos italianos em Copas (em 82, contra Camarões e em 98, contra a Nigéria). Em 2010, além do branco, a parte interna da gola terá as cores verde e vermelha.
Camisa Itália
Camisa Japão Japão
Uniforme bem parecido com o de 2002 e 2006. Desta vez mais detalhes vermelhos próximo à gola. No seu primeiro mundial, em 98, a gola era bem maior e totalmente branca.
México
Uma novidade mexicana será mostrada na Copa da África do Sul caso a seleção necessite jogar com o segundo uniforme. Ao invés do branco habitual, preto com pequenos detalhes verdes. Golas vermelhas e marca da Adidas em vermelho também.
Camisa México
Camisa Nigéria Nigéria
Presença constante nos Mundiais – desde 94 só ficou de fora em 2006 -, os nigerianos podem ser considerados os camaleões da Copa. Nos Estados Unidos, jogou de branco com detalhes em preto contra a Bulgária. Em 2002, o uniforme era extremamente claro. Em 2010, uma camisa mais simples. Verde tradicional e estampa lisa.
Paraguai
Comparado ao uniforme de 2006, a camisa paraguaia atual tem menos listras brancas verticais. Desta vez serão somente duas mais largas. As mangas não têm listras, são totalmente vermelhas.
Camisa Paraguai
Suíça
A seleção que não levou gols na Copa 2006 chegará à África do Sul com seu tradicional vermelho. Desta vez, porém, do lado contrário ao escudo haverá o brasão da federação de futebol do país.
Camisa Suiça
Camisa Uruguai Uruguai
Em 50, quando calou 200 mil pessoas no Maracanã, os uruguaios vestiam uma camisa bem diferente da atual – o azul-celeste era mais claro e o número era vermelho. Na Copa da África do Sul, o Uruguai vai a campo com um azul mais forte e detalhes brancos nas mangas e na gola.





 
nosso time
realização
Sinaenco - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva
tecnologia e criação
XY2 | Agência Digital
hosting
Telium Networks
segurança da informação
LSI TEC - Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico
 
patrocínio
Gerdau
 
apoio
ArcelorMittal
 
Resolução Mínima de 1024x768 - © Copyright 2009 portal2014.org.br Todos os direitos reservados.