Este Portal é uma iniciativa do Sinaenco, não tendo qualquer ligação com a Fifa e suas atividades
bullet Notícias

São Paulo publica edital do monotrilho

Trecho que ligará a Vila Prudente à Cidade Tiradentes começa a operar em etapas a partir de 2011

Primeiro monotrilho de São Paulo começa operação em 2011 (crédito: Divulgação)
Tamanho da letra
Da redação
postado em 05/11/2009 14:09 h
atualizado em 05/11/2009 17:25 h

O edital para a expansão da Linha 2 - Verde do metrô paulistano – que atualmente liga as estações Vila Madalena e Alto do Ipiranga – foi publicado ontem (4/11) no Diário Oficial de São Paulo. O novo trecho conectará o bairro da Vila Prudente à Cidade Tiradentes, ambos na Zona Leste, por meio de monotrilho.

O investimento para a extensão da Linha 2 gira em torno de R$ 2,1 bilhões, segundo estimativas da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP). A prefeitura bancará R$ 1 bilhão e o governo estadual investirá o restante.

As empresas interessadas na concorrência têm até 22 de dezembro para apresentar suas propostas. A vencedora será escolhida pelo critério de menor preço. O edital licitará a construção de plataformas e de 23,8 km de linha, além da compra de 54 trens.

A primeira etapa das obras ligará a Vila Prudente à nova estação Oratório. O trecho de 2,4 Km deverá ser concluído em 2011. No ano seguinte, o metrô chegará a São Mateus, em trecho de 10,4 Km. O último trecho, com 11 km extensão, chegará à Cidade Tiradentes e deve ser concluído em 2013.

Com a expansão, a Linha Verde terá capacidade de transportar 48 mil passageiros por hora, em cada sentido, o que configura uma média de 510 mil passageiros por dia.

Em entrevista ao jornal “DCI”, o diretor de assuntos corporativos do Metrô-SP, Sérgio Correa Brasil, justificou a escolha do monotrilho pelo menor impacto visual, ambiental e sonoro do modelo. Outras vantagens destacadas são o baixo número de desapropriações exigidas e a não interferência no trânsito, já que o trilho é suspenso entre 12 e 15 metros de altura.

O Metrô será o responsável pela operação das novas estações. No entanto, Correa Brasil admite a possibilidade de concessão do sistema de operação, já que quatro empresas estrangeiras mostraram interesse pela licitação.

Acesse aqui o edital do monotrilho





 
nosso time
realização
Sinaenco - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva
tecnologia e criação
XY2 | Agência Digital
hosting
Telium Networks
segurança da informação
LSI TEC - Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico
 
patrocínio
Gerdau
 
apoio
ArcelorMittal
 
Resolução Mínima de 1024x768 - © Copyright 2009 portal2014.org.br Todos os direitos reservados.