Este Portal é uma iniciativa do Sinaenco, não tendo qualquer ligação com a Fifa e suas atividades
bullet Notícias

Baía de Guanabara pode ficar fora das Olimpíadas de 2016

Sujeira visível tem preocupado a Federação Internacional de Vela (ISAF), que já procura alternativas

Baía de Guanabara pode ficar fora dos Jogos Olímpicos (crédito: Agência Brasil/Tânia Rego)
Tamanho da letra
Da redação
postado em 27/04/2015 11:35 h
atualizado em 27/04/2015 11:45 h

A menos de 500 dias para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, os organizadores da competição têm um problema complicado para resolver: a poluição da Baía de Guanabara. 

Dona de um visual lindo, o local, símbolo da cidade maravilhosa, engana quem a vê de longe. Somente o olhar mais cuidadoso pode elucidar todos os problemas que a Federação Internacional de Vela (ISAF) tem apontado nos últimos meses. Sujeira, sujeira e mais sujeira. 

Na última semana, a entidade deu um ultimato aos organizadores das Olimpíadas, reafirmando a necessidade de limpeza e melhora da Baía. Em entrevista à agência de notícias "AP", Alastair Fox, que é chefe de competições da ISAF, garantiu que já vislumbra outras possibilidades para que as provas da vela aconteçam durante as Olimpíadas.

"Se tivermos que velejar fora da Baía, é assim que vai ser, para garantir uma regata justa. Então isso é algo que vamos analisar e podemos fazer. Vamos analisar a situação e fazer algumas recomendações para garantir que as coisas sejam feitas. A questão principal é que nós temos que ter Olimpíadas justas e ter certeza que nossos velejadores não correm risco de saúde e que tenhamos uma disputa correta", disse Fox, ressaltando, também, a preocupação com a saúde dos atletas que disputarão as Olimpíadas.

No início do mês de fevereiro, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmou que o processo de retirada de toda a sujeira da Baía de Guanabara havia saltado dos 17%, para 49%. A meta de 80%, no entanto, dificilmente seria cumprida. 

"Legado já temos. Saímos de 17% de tratamento de esgoto para 49%. E vamos continuar a fazer grandes investimentos. Lançamos agora uma grande obra em São Gonçalo. Temos que tratar toda a área metropolitana do Rio. Estamos colocando R$ 1,2 bilhão em investimentos em saneamento na Baía de Guanabara", disse Pezão há dois meses.





 
nosso time
realização
Sinaenco - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva
tecnologia e criação
XY2 | Agência Digital
hosting
Telium Networks
segurança da informação
LSI TEC - Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico
 
patrocínio
Gerdau
 
apoio
ArcelorMittal
 
Resolução Mínima de 1024x768 - © Copyright 2009 portal2014.org.br Todos os direitos reservados.