Este Portal é uma iniciativa do Sinaenco, não tendo qualquer ligação com a Fifa e suas atividades
bullet Notícias

Mineirão implanta novo sistema de sinalização

Medida irá auxiliar os torcedores; estádio terá uma cor para cada um dos quatro setores

Tamanho da letra
Da redação
postado em 07/12/2012 13:07 h
atualizado em 07/12/2012 17:53 h

O novo Mineirão terá um sistema de sinalização que ajudará o deslocamento dos torcedores durante as partidas. Como o estádio tem quatro setores, quatro cores foram escolhidas:  vermelho, amarelo, roxo e laranja. Além disso, a área externa de 200 mil m² também terá a sinalização. 

O sistema é composto por 125 diferentes tipologias de placas, entre tótens, placas suspensas, placas de parede, bandeiras, pinturas, letras recortadas e adesivos. No total, são 8.139 unidades.

Segundo a Secopa, as placas foram categorizadas por hierarquia e uso. Os acessos norte e sul são indicados por tótens de 12 metros de altura e os portões de entrada são sinalizados com grandes letras coloridas recortadas em aço e tótens que se localizam em frente às catracas. Em vários pontos, a própria arquitetura foi usada como suporte para informação.


Operário trabalha em um dos acessos da arquibancada do Mineirão (crédito: Sylvio Coutinho)

“O ponto de partida do projeto foi o entendimento detalhado sobre o fluxo de multidões e os acessos externos e internos ao Estádio. Foi preciso organizar a entrada e saída de diversos públicos: espectadores, imprensa, hospitalidade, atletas, equipe técnica, portadores de necessidades especiais, dentre outros”, conta Mariana Hardy, diretora criativa da Hardy Design, agência contratada para o projeto de identidade visual.

De acordo com a Minas Arena, houve preocupação projetar um sistema de identificação universal. “Orientamos a equipe de criação a eleger cores que criassem uma composição interessante com o concreto, além disso exigimos modelos de fácil manutenção e materiais duráveis.”, disse Severiano Braga, gerente de operações do consórcio responsável pela obra e pela administração do estádio nos próximos 25 anos.

As obras do estádio estão na reta final de execução. O último índice divulgado apontava 93% de conclusão dos trabalhos. A reabertura do Mineirão está marcada para o próximo dia 21. No dia 2 de fevereiro de 2013, o estádio será palco do clássico Cruzeiro e Atlético-MG, válido pelo campeonato mineiro. Quatro meses depois, a arena receberá três jogos da Copa das Confederações. Em junho de 2014, serão seis partidas da Copa do Mundo.





 
nosso time
realização
Sinaenco - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva
tecnologia e criação
XY2 | Agência Digital
hosting
Telium Networks
segurança da informação
LSI TEC - Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico
 
patrocínio
Gerdau
 
apoio
ArcelorMittal
 
Resolução Mínima de 1024x768 - © Copyright 2009 portal2014.org.br Todos os direitos reservados.