Este Portal é uma iniciativa do Sinaenco, não tendo qualquer ligação com a Fifa e suas atividades
bullet Notícias

Amijubi, Fuleco ou Zuzeco? Qual será o nome do mascote da Copa?

TV Globo abriu enquete neste domingo; resultado sai no próximo dia 25 de novembro

Tamanho da letra
Da redação
postado em 17/09/2012 00:03 h
atualizado em 19/09/2012 11:18 h

O tatu-bola é o mascote da Copa do Mundo de 2014. Agora, resta saber qual será o seu nome. Neste domingo, a TV Globo abriu a enquete para eleger a alcunha do simpático bichinho, símbolo do Mundial em terras brasileiras.

As opções são Amijubi (união das palavras "amizade e júbilo", características dos brasileiros), Fuleco (mistura de "futebol" e "ecologia") e Zuzeco ("azul" e "ecologia").

Membro do COL (Comitê Organizador Local), o ex-craque Ronaldo deu as boas-vindas ao tatu da Copa. 

"Gente, esse é o tatu-bola, o mascote da Copa do Mundo da Fifa no Brasil. Nosso amigo aqui nasceu no cerrado, no interior do país. É um cara alegre, cheio de vida, como todo brasileiro. Mas ele ainda nao ganhou um nome. Quero convidar cada um de vocês para batizar o mascote da Copa", disse.

Assim como na enquete realizada em agosto, que destacou Brazuca como nome da bola da Copa com 77% dos votos, a eleição para nome do mascote também será realizada na internet. 

A diferença é que, agora, a enquete estará hospedada diretamente no site da Fifa. Para votar, basta clicar aqui. O resultado será divulgado no dia 25 de novembro, também na Globo, emissora que é parceira da Fifa na transmissão dos jogos da Copa há mais de 30 anos.

No Portal 2014, você também poderá deixar o seu voto em uma enquete que ficará visível no canto direito da página principal do site.

O tatu
De acordo com a ONG Associação Caatinga, idealizadora do tatu-bola como mascote, a espécie está em extinção, é 100% brasileira e é o único mamífero que assume o formato de bola. 

"É importante destacar que o tatu-bola é uma espécie vulnerável. Temos certeza de que o mascote será amado não apenas no Brasil, mas no mundo todo", destacou Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa.

Para a Copa, outra novidade é que o tatu-bola ganhará uma música. Composta pelo sambista Arlindo Cruz, o título da canção será "Tatu bom de bola". Segundo os organizadores, esta será a primeira vez que um mascote ganhará uma música própria. 


Tatu-bola já está definido; falta saber o nome dele (crédito: Reprodução/Fifa.com)

Entenda o significado dos nomes, segundo a Fifa:

Amijubi é a união das palavras "amizade e júbilo", duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra "juba" quer dizer amarelo - a cor predominante no mascote!

Fuleco é a mistura das palavras "futebol" e "ecologia", dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivma as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.

Zuzeco foi formado dos elementos principais de "azul" e "ecologia". Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do macote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e, por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.





 
nosso time
realização
Sinaenco - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva
tecnologia e criação
XY2 | Agência Digital
hosting
Telium Networks
segurança da informação
LSI TEC - Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico
 
patrocínio
Gerdau
 
apoio
ArcelorMittal
 
Resolução Mínima de 1024x768 - © Copyright 2009 portal2014.org.br Todos os direitos reservados.