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Cidades-Sede bullet Cuiabá
Cuiabá
Cidades-Sede
Cuiabá

Conhecida como “cidade verde” por conta de sua generosa arborização, Cuiabá é o principal centro industrial, comercial e de serviços do estado de Mato Grosso. Importante polo agropecuário do país, Cuiabá também é porta de entrada de belíssimas regiões turísticas tais como a Chapada dos Guimarães e a região norte do Pantanal, berço da fauna e da flora regional.

Ficha técnica

Ficha Técnica
Altitude165 metros
Área3.538,167 km²
Densidade153,4 hab/km²
EstadoMato Grosso
IDH0,821
Número leitos:10,8 mil (ABIH-MT)
PIBR$ 9,01 bilhões
População551.350 (IBGE 2010)
Rede hospitalar260 estabelecimentos de saúde
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bullet Andamento das Obras
 
Status da obra:
Verde

Setor oeste das arquibancadas é o mais adiantado; pórticos que sustentam a cobertura continuam sendo montados


A Arena Pantanal é um projeto premiado da GCP Arquitetos. Terá capacidade para 43.600 espectadores, com arquibancadas e cobertura desmontáveis. Poderá ter redução de até 30% da capacidade após o Mundial. O projeto tem uma série de recursos para atender à certificação Leed, de sustentabilidade.

Custo: R$ 519,4 milhões (valor que inclui futuras licitações com TI, placar e assentos)
Contrato: público
Construtora: Mendes Júnior

Ficha técnica


Ficha Técnica
Custo do estádioR$ 342 milhões e mais R$ 13 milhões em aditivos
Obras no entorno do estádioR$ 140 milhões
Custo do projeto básicoR$ 14,2 milhões
Placar, TI e arquibancadas removíveisR$ 85 milhões
Nome oficial:Arena Pantanal / Estádio José Fragelli
Construção:Consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior
Área do terreno:307.000 m² (incluindo construções existentes)
Área a ser construída:101.400 m² (marquise/restaurante/choperias)
Área a ser demolida:58.500 m²
Início do projeto:2009
Início das obras:2010
Conclusão das obras:2012
Arquitetura:GCP Arquitetos - Sérgio Coelho (autor), Adriana Oliveira e Maurício Reverendo (coautores); Alessandra Araújo (coordenação geral e sustentabilidade); Grupo Stadia - Danilo Carvalho (co-autor/ arquitetura esportiva); Bárbara Fornari, Bruna Tosetto; Daniel Mariano, Danilo Cosenza, Francisco Abreu, Janaína Ortolani, Lilian Frige, Marcelo Rios; Ricardo Segantini, Sílvio Diarte, Taís Miyake e Tomás Brunoro (equipe de arquitetura GCP/ Stadia); Sandra Ruiz e Shintaro Arakawa (arquitetura de interiores)
Especificações técnicas:Tecspex
Engenharia de instalações:MHA
Estrutura metálica e estruturas desmontáveis:Sinclair Knight Merz (Inglaterra)
Estrutura metálica:Ponto de Apoio
Fluxos de espectadores:Steer Davies Gleave (Inglaterra)
Estrutura de concreto e fundações:EGT
Certificação Leed:CTE
Paisagismo:KMKaiser
Renderização 3D:Neorama
Comunicação visual:OTM
Luminotécnica:Acenda
Infraestrutura:Interact
Custo do projeto executivoR$ 12,2 milhões
Mobilidade Urbana
 
VLT Cuiabá/Várzea Grande - MT
Status da obra:
Amarelo

Em meio a problemas com o MP e Justiça, obra deve deslanchar em 2013; entrega do modal até a Copa é improvável


Espécie de metrô de superfície, o VLT de Cuiabá terá 22,2 km de extensão e ligará o CPA (Centro Político Administrativo) ao aeroporto internacional Marechal Rondón, e o bairro de Coxipó ao centro.

Vencedor da licitação foi o consórcio VLT Cuiabá (CR Almeida, Santa Bárbara, CAF, Magna e Astep), que promete entregar a obra antes da Copa.

Até agora, só "obras de arte" (viadutos, pontes e trincheiras) começaram, no mês de setembro. Implantação dos trilhos e chegada dos trens estão previstos apenas para 2013.

Obra chegou a ser paralisada duas vezes pela Justiça Federal. Nas duas oportunidades, o Tribunal Regional Federal (TRF) barrou a liminar e autorizou a continuidade das obras..  

Custo: R$ 1,4 bilhão
Contrato: público (estado do Mato Grosso)
Construtora: CR Almeida, Santa Bárbara, CAF, Magna e Astep

Galeria de fotos


Obras começaram em maio de 2011 e seguem cronograma em dia; ponte já está pronta

Status da obra:
Verde
Galeria de fotos


Aeroportos
 
Aeroporto Marechal Rondon
Status da obra:
Verde

Uma obra já está pronta desde novembro de 2011 e a outra, em andamento


Reforma e modernização do terminal de passageiros, adequação do sistema viário e estacionamento.
Conclusão: julho de 2013

Implantação do Módulo Operacional Provisório (MOP)
Conclusão: novembro de 2011 (concluído) 

Custo: R$ 91,3 milhões
Contrato: público (Infraero)




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