Considerando o andamento das coisas sim. Do ponto de vista prático, dificilmente.
O Brasil ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014 por gravidade.
Em função de interesses eleitorais dos “donos” da FIFA, foi estabelecido um rodízio por continentes, para poder abrigar a Copa 2010 na África do Sul. O interesse era conquistar os votos das federações africanas de futebol. Em função dessa regra, ficou estabelecido que 2014 seria na América do Sul. Como outros paises não se interessaram, o Brasil ficou como único candidato.
No final de 2008 o Brasil foi homologado como sede da Copa 2014, mas quando do anúncio, o Presidente Lula frustrou as expectativas da FIFA e da CBF ao anunciar que não haveria recursos públicos para a construção dos estádios. E mais, que os estádios deveriam ser empreendidos pelo setor privado.
Foi mais um dos rompantes inconsequentes do Presidente, mas que criou grandes riscos para o Brasil continuar sendo a sede da Copa 2014.
A par disso o Governo Federal insistiu para ampliação do número de cidades, para poder abrigar jogos na Amazônia e no Pantanal. Mesmo sabendo que não há demanda para viabilizar um estádio privado. Com isso transferiu os encargos para os Governos Estaduais, prometendo – em contrapartida – financiamentos pelo BNDES.
O processo segue um confronto de forças, envolvendo ademais o interesse de grandes empreiteiras.
A FIFA tem um manual com as especificações requeridas para os estádios e – supostamente – todos os projetos apresentados pelas cidades atendiam ao manual. O que “empacou” foram as garantias financeiras para assegurar que os estádios seriam construidos e agora está sendo exigida a garantia de execução.
O caso de São Paulo e do Morumbi é emblemático. Diversos projetos foram apresentados à CBF e FIFA. Sucessivas exigências foram feitas aumentando o valor do investimento. Quando a versão final foi aprovada (ainda que sem documentação oficial) o São Paulo FC reucou dizendo que não assumiria a totalidade de investimento. Com base nisso a FIFA vetou o estádio, requerendo das autoridades paulistas a apresentação de alternativas.
Tendo em vista os requisitos do Manual e das visitas técnicas, em maio de 2009 quando a FIFA homologou as cidades sede, deveria ter aprovado em definitivo os projetos técnicos – em nível de básico – dos estádios, a partir dos quais o Brasil e as cidades deveriam tomar as providências para a contratação e apresentação de garantias para a execução.
A FIFA não tomou essas decisões, apesar de ter solicitado os projetos, feitos os comentários e requerimentos adicionais. Deixou “correr frouxo” e acompanhado pela omissão do Governo Brasileiro que não se organizou para coordenar – efetivamente – o processo. A coordenação pelo Ministério dos Esportes não passa de discursos e eventuais admoestações, sem assumir o comando.
A maioria das cidades “fechou” o projeto e já contratou a execução da obra, supondo-se, nesses casos, que a FIFA aprovou ou projetos.
Duas discussões maiores ocorreram: uma referente ao Morumbi, com idas e vinda, até a informação – não oficializada – de que a FIFA havia aprovado um projeto para o qual o São Paulo FC não se dispunha a investir sozinho. Foi o suficiente para a CBF anunciar, ainda durante a realização da Copa 2010 que o Morumbi estava vetado, por falta de garantias.
Foi um veto isolado, sem a confirmação das garantias para os demais estádios.
O outro caso difícil foi o da reforma da Maracanã, até se chegar a uma solução, com um grande acréscimo de valor no orçamento da obra.
Nesse meio tempo, a FIFA decidiu mudar a altura das placas publicitárias e passou a requerer mudanças nos projetos, envolvendo – principalmente – o rebaixamento do gramado. Ocorre que, em alguns casos, o estádio está localizado em locais de aterros ou em fundos de vale, o que encarece sobremaneira o custo desse rebaixamento, com as medidas de proteção ao lençol freático.
Segundo consta a FIFA estaria esperando o final do período eleitoral para cobrar as medidas, mas ai os Governo também podem cobrar da FIFA / CBF uma posição definitiva sobre a aprovação técnica dos projetos.
Definidos os projetos básicos há um primeiro grande percalço: a contestação dos Ministérios Públicos Estaduais com relação aos respectivos orçamentos da construção. Tais contestações não interrompem de imediato o processo, mas pode vir a interromper mais tarde.
A seleção das contratadas é outro ponto de contestação.
São questões que atrasam o processo e pode levar a um ponto em que a FIFA ache que o Brasil não conseguirá erguer os estádios em quantidade suficiente para a Copa das Confederações e para a Copa 2014.

*As opiniões do blog são de inteira responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do Portal 2014.

Tags: , , ,

88 Comentários

  1. Working with a reputable agent is probably the best ways to take advantage of the best value for your home when you’re selling..

  2. Besides, this fabulous online retailer also provides you various varieties other discounted Louis Vuitton Monogram Canvas affordable handbags, purses, wallets and shoes or boots; just take it because perfect timing to upgrade your current glamour..

  3. The arrival of virtual shops dealing with this item has simplified matters suitable for you..

  4. CZwXsgZl disse:

    CZwXsgZl…

    O Brasil corre o risco de perder a condição de sede da Copa 2014? « Inteligência Estratégica…

  5. This technology switches the colour of the glass as a result of clear, to opaque which means you cannot see through the item..

  6. With regards to any other place, Marseille is furthermore loaded in studios and also museums..

  7. Cosmetic dentists in New jersey have improved the giggle of many and you will be the next in collection..

  8. Try the date and decide for yourself if you’d rather the person or not even..

  9. Tempered glass tops are usually durable and tensile and reduce it is likely that glass breakage and correlated injuries..

  10. For sure, at the very starting off, cat eye glasses attract customers by simply the fresh looking on their shapes..

  11. You cannot expose these boots to be able to any instant provide associated with heat, that consist of a dryer..

  12. Several of the most popular fish species found in this state are listed below to aid you to see what New Jersey presents the anglers that live here and as for the visitors..

  13. Through love MaShi all merchandise, the best known and most popular should belong to the exquisite silk scarves..

  14. The perfect example is requirements gifts they purchase because of their partner..

  15. Compact glasses are for desert wines or sherry that happens to be consumed in small quantities..

  16. Regardless of what Texas Longhorns football jerseys you select you’re sure to show the planet you’re a fan while simultaneously supporting your chosen college football team..

  17. 3? Hermes Kelly Bag Especially developed for Morocco princess, Hermes Kelly is really a priceless treasure of Hermes..

  18. These fashions are usually anywhere from an edgy, punkish take a look, to an intellectual, imaginative look, to a hip-hop appearance, to a more a certain number of, Eastern look..

  19. Rest room dazzling new bag brands are flooding in the marketplace and disappearing as fast as their emerging..

  20. For anybody who is too nervous to allow glass fall onto any kiln shelf then apply ceramic pot saucers a couple of sizes up to find the glass..

  21. Used Glass Beads Making: There are many strategies for making drawn beads which usually involve pulling a strand from a gather of molten glass to the extent that it incorporates a bubble with the center to serve given that the hole in the bead..

  22. Louis Vuitton makes top-quality goods regarding both craftsmanship and materials..

  23. I read this paragraph completely about the comparison of latest and preceding technologies, it’s awesome article.

  24. Even so, while you can employ Google map to conveniently locate geographical locations, Google Map might be too detail or overshot for using on your own company website as an important navigation tool for business offices, exhibitions or trade shows..

  25. terrance disse:

    breaker@bombus.disinterred” rel=”nofollow”>.…

    good!!…

  26. Travis disse:

    minks@menus.hitters” rel=”nofollow”>.…

    ñïñ çà èíôó!!…

  27. Dwayne disse:

    esnards@expandable.pompey” rel=”nofollow”>.…

    tnx for info!…

  28. Ban Gafas disse:

    Gafas Online Espero que desarrollen una política más orientada a la solidaridad Gafas Online

  29. Gafas Baratas disse:

    Gafas Baratas Espero que desarrollen una política más orientada a la solidaridad Gafas Baratas

  30. gafas rayban baratas Por encima de los 40 grados, con delirios y convulsiones.

  31. gafas graduadas baratas Según el gobierno estadounidense, los editores consideraban demasiado bajo precio el precio de 9,99 dólares establecido por Amazon para las novedades y los libros más vendidos, y el acuerdo permitió aumentarlos a entre 12,99 y 14,99 dólares.

  32. gafas carreras baratas En dos ocasiones ha perdido con el Ferrari el título en la última carrera.

  33. gafas de sol baratas Pippa Middleton, ¿a la televisión.

  34. gafas sol baratas Entrevistamos a una de las mujeres del momento que nos abre virtualmente su armario.

  35. comprar gafas de sol baratas Jennifer Aniston, en la recta final: ya tiene fecha para su boda.

Comentar

Nome

E-mail  (seu e-mail não será divulgado)

Site

Deixe seu comentário