Considerando o andamento das coisas sim. Do ponto de vista prático, dificilmente.
O Brasil ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014 por gravidade.
Em função de interesses eleitorais dos “donos” da FIFA, foi estabelecido um rodízio por continentes, para poder abrigar a Copa 2010 na África do Sul. O interesse era conquistar os votos das federações africanas de futebol. Em função dessa regra, ficou estabelecido que 2014 seria na América do Sul. Como outros paises não se interessaram, o Brasil ficou como único candidato.
No final de 2008 o Brasil foi homologado como sede da Copa 2014, mas quando do anúncio, o Presidente Lula frustrou as expectativas da FIFA e da CBF ao anunciar que não haveria recursos públicos para a construção dos estádios. E mais, que os estádios deveriam ser empreendidos pelo setor privado.
Foi mais um dos rompantes inconsequentes do Presidente, mas que criou grandes riscos para o Brasil continuar sendo a sede da Copa 2014.
A par disso o Governo Federal insistiu para ampliação do número de cidades, para poder abrigar jogos na Amazônia e no Pantanal. Mesmo sabendo que não há demanda para viabilizar um estádio privado. Com isso transferiu os encargos para os Governos Estaduais, prometendo – em contrapartida – financiamentos pelo BNDES.
O processo segue um confronto de forças, envolvendo ademais o interesse de grandes empreiteiras.
A FIFA tem um manual com as especificações requeridas para os estádios e – supostamente – todos os projetos apresentados pelas cidades atendiam ao manual. O que “empacou” foram as garantias financeiras para assegurar que os estádios seriam construidos e agora está sendo exigida a garantia de execução.
O caso de São Paulo e do Morumbi é emblemático. Diversos projetos foram apresentados à CBF e FIFA. Sucessivas exigências foram feitas aumentando o valor do investimento. Quando a versão final foi aprovada (ainda que sem documentação oficial) o São Paulo FC reucou dizendo que não assumiria a totalidade de investimento. Com base nisso a FIFA vetou o estádio, requerendo das autoridades paulistas a apresentação de alternativas.
Tendo em vista os requisitos do Manual e das visitas técnicas, em maio de 2009 quando a FIFA homologou as cidades sede, deveria ter aprovado em definitivo os projetos técnicos – em nível de básico – dos estádios, a partir dos quais o Brasil e as cidades deveriam tomar as providências para a contratação e apresentação de garantias para a execução.
A FIFA não tomou essas decisões, apesar de ter solicitado os projetos, feitos os comentários e requerimentos adicionais. Deixou “correr frouxo” e acompanhado pela omissão do Governo Brasileiro que não se organizou para coordenar – efetivamente – o processo. A coordenação pelo Ministério dos Esportes não passa de discursos e eventuais admoestações, sem assumir o comando.
A maioria das cidades “fechou” o projeto e já contratou a execução da obra, supondo-se, nesses casos, que a FIFA aprovou ou projetos.
Duas discussões maiores ocorreram: uma referente ao Morumbi, com idas e vinda, até a informação – não oficializada – de que a FIFA havia aprovado um projeto para o qual o São Paulo FC não se dispunha a investir sozinho. Foi o suficiente para a CBF anunciar, ainda durante a realização da Copa 2010 que o Morumbi estava vetado, por falta de garantias.
Foi um veto isolado, sem a confirmação das garantias para os demais estádios.
O outro caso difícil foi o da reforma da Maracanã, até se chegar a uma solução, com um grande acréscimo de valor no orçamento da obra.
Nesse meio tempo, a FIFA decidiu mudar a altura das placas publicitárias e passou a requerer mudanças nos projetos, envolvendo – principalmente – o rebaixamento do gramado. Ocorre que, em alguns casos, o estádio está localizado em locais de aterros ou em fundos de vale, o que encarece sobremaneira o custo desse rebaixamento, com as medidas de proteção ao lençol freático.
Segundo consta a FIFA estaria esperando o final do período eleitoral para cobrar as medidas, mas ai os Governo também podem cobrar da FIFA / CBF uma posição definitiva sobre a aprovação técnica dos projetos.
Definidos os projetos básicos há um primeiro grande percalço: a contestação dos Ministérios Públicos Estaduais com relação aos respectivos orçamentos da construção. Tais contestações não interrompem de imediato o processo, mas pode vir a interromper mais tarde.
A seleção das contratadas é outro ponto de contestação.
São questões que atrasam o processo e pode levar a um ponto em que a FIFA ache que o Brasil não conseguirá erguer os estádios em quantidade suficiente para a Copa das Confederações e para a Copa 2014.

*As opiniões do blog são de inteira responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do Portal 2014.

Tags: , , ,

35 Comentários

  1. Jobson Brunno disse:

    O senhor está completamente certo, não existe uma organização da copa de 2014 (ao contrario das olimpíadas de 2016). A CBF só faz reclamar mas não fica ativamente fiscalizando as cidades sedes, porquê já foi comprovado que diante preções o Brasil segue suas metas.As cidades sedes precisam de um projeto urbanístico -que as embeleze, tragam legado – que de tal forma os seus serviços sejam efetivos diante de um evento deste porte.

    A CBF parece não perceber que este evento só trará para si mais divulgação e lucro. Um bom exemplo de legado:
    São Paulo poderia aproveitar tal chance para re-urbanizar sua cidade, um duro investimento em transporte público que poderia diminuir a calamidade no trânsito. Em seguida o plantio de árvores, obrigar as ‘reciclagem do gás carbônico’ em automóveis e fabricas conseqüentemente “diminuiria o seu céu cinza”.
    na verdade o maior legado desta copa deveria ser a modernização das metrópoles brasileiras, mais adiante um logística em mobilidade urbana(aeroportos, rodoviárias e transporte publico) e segurança.
    Seguidamente poderia ser feito conjuntos habitacionais que na copa serviram de hotéis rotativos e depois do evento casas para os moradores de favelas. E por ultimo um grande projeto ambiental nestas cidades (Construção de reservas, diminuição da solta de gases carbonos, estádios onde as cadeiras seriam feitas de material reciclado, e ônibus e taxis verdes)trazendo um copa histórica.

    Para as cidades que poderiam estar com um elefante branco um boa é investir no futebol da oportunidade a seus times (construir CT´s em troca de jogos nos estádios sedes) pois um bom exemplo disto é a minha cidade, Campina Grande , PB que depois de dar oportunidade o Campinense esporte clube subiu para serie B mais caiu depois de nosso governador saiu do poder( falo isso como exemplo não politicagem). Outra oportunidade é de estabelecer metas de comunicação, em fim renovaremos nossos serviços.

    Aqui deixo a minha mensagem sob o olhar de um adolescente de 14 anos AINDA A TEMPO de nós nos organizarmos. Falta estabelecer metas!
    TUDO ISSO SÓ PODERA SER FEITO A PARTIR DE UMA BOA ORGANIZAÇÂO, DE UM NÚCLEO!

  2. zenildo disse:

    Copa de 2014,caros amigos brasileiros concordo que se o gorveno brasileiro nao interagir com ha CBF,para discutir e resolver os problemas bi-laterias que o brasil tem que propor a fifa toda as garantias que a copa vai sai do papel.pois temos pouco tempo mas sou um cara otimista o BRASIL vai consequir sediar a porque somos brasileiros guerreiros e vamos fazer a copa do mundo maior da estoria rio de janeiro vai ser sede da abertura e fechamento vai ser em sao paulo,brasil hexa campeao mundial vamos brasil…………Brasil 3×1 frança 2014 brasil campeao.

  3. E O KIKO? disse:

    Não é pq não tem organização em 3 ou 4 sedes que o Brasil vai deixar de sediar a copa,azar de quem não esta cumprindo o conograma como SP,NATAL,RECIFE…

  4. André disse:

    Eu gosto das coisas que o Jorge Hori escreve na maioria das vezes mas antes de cancelarem a Copa no Brasil, certamente cancelariam as cidades que não estão dando conta do recado. São 12 cidades-sedes fora três ou quatro que poderiam ser incluídas. Para uma Copa 8 cidades seriam suficientes! Então, muita coisa teria que acontecer antes de se pensar em penalizar todo o país! A hipótese de cancelamento total existe porque tal como ocorre na vida, sempre existe o risco de dar ou não certo qualquer coisa que se resolva fazer!

  5. Hulk disse:

    KKKKK!!!! O Brasil vai acabar perdendo essa Copahahah.

    Pelo amor de Deus ein! O brasileiro nunca aprende mesmo.

    Aquele filho duma égua do presidente molusco é um fanfarrão mesmo, assim como o presidente da CBF. Dois babacas arrogantes. Eles acham que Copa do Mundo é igual ao Pan que eles fizeram nas coxas. Tão de brincadeira.

  6. Jeff Nichols - Sao Paulo disse:

    ESSE JAPA É MUITO BAMBY, TUDO ISSO PRA POR DE NOVO EM PAUTA O ‘MORUMBI’ C LIGA MEW, O MORUMBI JÁ ERA, CHEGA D CHORÔRÔ, VAI RECLAMAR COM OS IMCOMPETENTES DO J.LEONOR, O CACHACEIRO JJ. CADA UM Q ME APARECE MEW KKKKK C LIGA JAPA VC VAI TER Q ENGOLIR A ARENA CORINTHIANS PARA ABERTURA DA COPA, ABRAÇO ; )

  7. Dianna disse:

    Concordo com o “Jobson Brunno”… falta total planejamento e o Brasil está correndo contra o tempo. As metas que eles estipulou, seriam as de uma copa ideal e realmente verde :)

  8. Boleiro.SP disse:

    Esse japa, esse Jobson Brunno e essa Dianna não sabem de nada, alias essa Dianna estava fazendo o que concordando com os outros, ah! vai ver novela!!!
    O Brasil vai sim sediar a Copa e vamos vencer!!! “sou brasileiro e não desisto nunca”.

  9. Jobson Brunno disse:

    Boleiro.SP – Em nehum momento afirmei que não haveia copa no Brasil em 2014 pelo contrario sugeri uma organização, e ainda dei o seguinte icentivo “AINDA A TEMPO”. O que não faz uma mal leitura?
    É por ideias como a sua que o Brasil é conhecido com retardatario no exterior, apenas defendi em minha opnião ideias para que esta como fosse motivo de orgulho para este país e desde então dizermos “Somos brasileiros e não desistimos nunca”.

  10. marcio peralta disse:

    É, parece que brasileiro gosta mesmo de levar tudo na brincadeira. na boa tem algumas cidades que não tem nenhuma condição de ser sede de copa nem aqui nem na China. Cuiaba por exemplo não oferece nem estrutura para sua população, mais os cuiabanos agora esquecem de todos os problemas que a cidade tem, poxa quem não vê que no nordeste somente salvador tem alguma condição, olha lá hem. Manaus, na boa nem estradas existem na região Norte.o Rio é uma baita insegurança, são paulo se chover em dia de jogo da copa, oque vai se fazer. esse presidente passa uma mãozinha de tinta no Brasil e acha que contruiu um novo pais. é gente não resta outra coisa a não ser torcer p que as coisas mudem.

  11. [...] O Brasil corre o risco de perder a condição de sede da Copa 2014 ? (Portal 2014) [...]

  12. Wagner disse:

    Pelo Amor de Deus ou de qualquer coisa q vc possa acreditar, antes de postar vc pode pedir q outro leia ou vc utiliza um corretor ortografico ou somente leia de novo. MAS nao assassina a lingua portuguesa desta forma. OOOO povo para escrever errado viu!!!!!!!!

  13. Moreno disse:

    O Brasil corre risco de perder a sede da copa sim e a Inglaterra tá de olho nisso, já está trabalhando caladinha nos bastidores, até mesmo porque lá já tem uma estrutura muito boa pronta. Atentem para o alerta que Joseph Blatter disse ao fim da Copa da África, que seria rígido na Copa de 2014, não toleraria algumas coisas que aconteceram agora em 2010. Outro detalhe, a estrutura tem de estar quase toda pronta em junho de 2013, para a Copa das Confederações, que é um ensaio do que acontecerá em 2014. Outra, em 1986 a Colômbia seria a sede da Copa, mas devido problemas de estrutura, violência e um terremoto que atrapalhou o país, a Copa foi para o México novamente. Aqui em Fortaleza NADA foi realizado, nem o estádio foi interditado, a justiça cancelou a licitação do mesmo por irregularidades, e falta MUITO a ser feito. Acho que estão pensando que será como no PAN 2007, que deixaram tudo pra última hora com o intuito de gastarem mais e “correr” mais dinheiro, entenderam? Se o Brasil perder a sede da Copa, será mais um ponto fora do governo do molusco narcisista e sua fantoche, pois nem concorrência houve, perderá para ele mesmo, então o povo não tolerará pois no Brasil futebol não é só esporte, é também religião, eles acham que dá pra fazer tudo de qualquer jeito, mas tratando-se de evento internacional não é bem assim. Como dizia um imperador romano, o povo precisa de pão e circo! E nem isso eles estão fazendo direito.

  14. Luilio disse:

    QUE PAISINHO MAIS MEQUETREFE É ESSE EIM,
    ISSO AQUI NÃO VAI MSM PRA FRENTE, COM ESSA CORJA QUE TEMOS, INCOPETENCIA GERAAAAAAAAAAAAAAL,
    OLIMPIADAS AQUI ENTÃO CHEGA ME DAR FROCHOS DE RISOS EM FALAR NISSO.KKKKKKKKKKKKKKKKK

  15. ALINE disse:

    Nossa, apartir desses comentários dá para ver quem tem respeito a patria. Um dos montivos do Brasil ser mal visto pelos outros países é esse. Fala sério !

  16. Coach Outlet disse:

    A menswear salesman in the venerable boyd’s philadelphia division shop Coach Outlet. Emblems do not ever ensure wonderful craftsmanship Gucci Outlet. In properly-tailor-made trousers the waistband could have two levels of lining Gucci Handbags. It’s long been an aggravating fact that gentlemen are supplied higher-quality garments Coach Outlet. He felt the wool collectively along with his hand to ascertain its bodyweight and softness Gucci Shoes. That may be specifically the shape of magic that tailoring is effective Gucci Bags. Dozens of luxury womenswear providers make high-quality models-dolce gabbana and akris among the them Gucci Outlet. Akris gives you effectively-made however lower-quality dresses underneath the “akris punto” label Coach Outlet. At high-class prices-are done comparatively cheaply Gucci Outlet. Inside of the dressing space he squatted to make certain they match comfortably Gucci Handbags.

  17. This kind of air jordan footwear wholesale delivers you self-confident also as comfortable Coach Outlet. Almost all of the products are with superior products amount and supply Coach Outlet Stores. Wholesale air max footwear specially designed by nike chief architect of coolness Coach Factory Store. The area gives you a sublime sound which will enhance a gown or perhaps an night fur Coach Outlet Stores. I hope that you simply just lv handbags just will probably get whichever you including Coach Purses. Many people knw that only rather gentle and light-weight sole can creat a pair of leading grade relaxed sneakers Coach Purses. You’re able to go for about the wholesale louis vuitton baggage on the net shop Coach Outlet. Tinker hatfield and artwork by paul snowden the new air max ninety is incredibly popular Coach Outlet. An enormous variety of people today create for becoming absurd Coach Handbags. I are discovering there zucca for obtaining quite significantly significantly Coach Factory Outlet Online.

  18. cheap nike nfl jerseys
    [url=http://cheapnikenfljerseysusa.webeden.net/]Cheap Nike Nfl Jerseys[/url]
    Cheap Nike Nfl Jerseys

  19. Hey there, where exactly do you see this information and facts a person be sure you assist that a lot of unique protected you will probably point out various fantastic lead after i and other wines will in fact delight in. Christian Louboutin España

  20. Longchamp Bag disse:

    You might be our motivation, We’ve amount of net records and sometimes step out by way of name :) . Cuffie Beats

  21. jerseys disse:

    Cheap nfl Jerseys
    [url=http://cheapnfljerseysfreeshipping.webeden.net/][b]Cheap nfl Jerseys[/b][/url]

  22. Longchamp Le Pliage…

    Very first on account of the time. It was that stagnant hour of the twenty-four when the sensible garishness of Day, getting escaped in the fresh long Chanel Sunglasses Australia shadows and enlivening newness of the morning, has not however created an…

  23. Louis Vuitton Deutschland…

    And since this really is Michael Kors Plånbok the final Nike Air Max 90 tip, you may attempt it immediately if you Nike Air Max finish reading this blog post. Just walk to a window, look outside, and take a single deep breath, focusing on the air going…

  24. Gucci Ceinture…

    This can be a great technique if youre ever bored while stuck in site visitors, or waiting in the grocery store Tn Pas Cher checkout lane. It is easy to Nike Heels promptly Tiffany transform boredom into happiness and peace of mind!…

  25. sac louis vuitton…

    Hiya. Very cool website!! Man .. Excellent .. Amazing .. I will bookmark your website and take the feeds also…I am satisfied to find so much helpful information here in the post. Thank you for sharing…..

  26. fake ray bans disse:

    fake ray bans…

    O Brasil corre o risco de perder a condição de sede da Copa 2014? « Inteligência Estratégica…

  27. louis vuitton outlet shop…

    louis vuitton outlet store usa O Brasil corre o risco de perder a condição de sede da Copa 2014? « Inteligência Estratégica…

  28. hermes bag outlet online…

    louis vuitton outlet store in houston tx O Brasil corre o risco de perder a condição de sede da Copa 2014? « Inteligência Estratégica…

  29. fpcoflp.com disse:

    fpcoflp.com…

    It is usually the web page connected with Alto Mare Public, when the item shows a Protection Procedure connected with Alto Mare (DMA). Per stage that you simply entire a 珷Master Sprint牷 in, a person uncover designers discourse for the stage….

Comentar

Nome

E-mail  (seu e-mail não será divulgado)

Site

Deixe seu comentário