Copa 2014 x Olimpiadas 2016

4 de outubro de 2009 por jorge | Economia da Copa, Infraestrutura

Passada a euforia pela brilhante conquista da sede dos Jogos Olímpicos de 2016 há que se enfrentar a realidade das eventuais contraposições entre a Copa 2014 e Olimpiadas 2016.
Por enquanto tudo parece somar, mas na prática haverá disputas pelas mesmas coisas, principalmente recursos financeiros.
A organização dos eventos tem grandes diferenças. A Copa será realizada em 10 ou 12 cidades, mas com uma única modalidade esportiva -futebol.
Embora seja estabelecida um Comitê Organizador Local, comandado pela CBF, a FIFA centraliza o poder de decisão, principalmente quanto aos projetos dos estádios.
A tabela dos jogos só será definida em 2013 após definidos os classificados. Só ai se saberá quantos jogos cada cidade irá receber. A definição dos locais da abertura e do encerramento serão conhecidos antes.
O encerramento será no Rio de Janeiro, no Maracanã. Agora fortalecido pela escolha do Rio de Janeiro para as Olimpiadas de 2016, a final só não será no Maracanã, por um abalo sísmico ou impasses institucionais que impeçam a sua conclusão.
Já a abertura ainda é incerta. São Paulo, com o Morumbi disputa a primazia, mas tem e terá grandes dificuldades para atender às exigências da FIFA para tal. Por falta de área contígua ao estádio para os “penduricalhos” requeridos pela FIFA para atender à mídia e seus patrocinadores.
Como o problema não é apenas o estádio, é completa ilusão de que a cidade poderá construir um estádio alternativo ao Morumbi, para abrigar o jogo de abertura.
Mesmo em São Paulo, qualquer novo estádio privado, para ser economicamente viável, terá que ter uma capacidade inferior a 40.000 lugares, insuficiente para atender à FIFA.
Os governos estadual e municipal não se dispõem a construir um novo estádio público, a menos de uma reforma e ampliação do Pacaembu. Mesmo assim, questionado.
Diante dos impasses, o mais provável é a abertura da Copa 2014 ser realizada em Brasília.
Essa definição já está atrasada. A CBF joga o problema para a FIFA e essa adia a decisão.
O processo está atrasado, mas poucos estão preocupados com esse atraso, achando que há tempo para tudo.

Já em relação às Olimpiadas de 2016, ainda que dois anos após a Copa, há a sensação de que é preciso planejar desde já, e que o tempo é curto para tudo o que precisa ser feito.
O Comitê Olímpico Brasleiro assume o comando do processo, mas precisa do apoio financeiro do Governo Federal e da participação intensa dos Governos do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Municipal.

Os investimentos nos equipamentos esportivos terão o apoio financeiro do Governo Federal. Foi um dos compromissos assumidos pelo Brasil.
Diversamente dos equipamentos para a Copa que terão uma forte participação privada e recursos dos Governos Estadual e Municipal.
O apoio federal se limitará (pelo menos até agora) aos financiamentos pelo BNDES.

Com as Olimpiadas o objetivo esportivo é tornar-se uma “potência esportiva”, frustrado nas Olimpiadas de Beijing. Na sequência, a menos de Cielo e do volei, os resultados tem sido decepcionantes.

Haverá um grande estímulo aos jovens esportistas brasileiros para brilharem nas Olimpiadas do Rio. Estar nas Olimpiadas, vencer uma prova é a maior aspiração de qualquer esportista, menos do futebol.

O futebol é um caso a parte dos esportes brasileiros. Não é preciso a Copa do Mundo ser realizado no Brasil para incentivar os jovens a desenvolver habilidades futebolísticas.

O sonho é jogar no exterior com contratos milionários. Se com isso for convocado e escalado para a Seleção Brasileira, melhor ainda. Mas é apenas a cereja do bolo.

Já em relação à infraestrutura haverá certamente conflitos. Para a Copa 2014 o Governo Federal está prometendo o PAC da Copa, que até agora não saiu.

As cidades mandaram os seus pleitos, mas o Ministério das Cidades ainda não conseguiu fechar o pacote

Agora além do PAC da Copa, o Governo Federal terá que fazer o PAC das Olimpiadas 2016. Com grande destinação de recursos para o Rio de Janeiro. E, evidente, instatisfação dos demais.

Cada qual achará que poderia ter conseguido mais e só não conseguiu por conta da transferência de recursos para o PAC das Olimpiadas.

Apesar do Lula ter dado a impressão de que não faltam recursos e que o Brasil está nadando em dinheiro não é essa a realidade.

Um bom planejamento se faz necessário para aproveitar melhor a oportunidade.

*As opiniões do blog são de inteira responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do Portal 2014.

6.962 Comentários

  1. technology disse:

    Title…

    [...]below you will locate the link to some websites that we consider you should visit[...]…

  2. Title…

    [...]please take a look at the websites we follow, including this one, as it represents our picks from the web[...]…

  3. Title…

    [...]usually posts some extremely fascinating stuff like this. If you’re new to this site[...]…

  4. gila loe disse:

    Looking around…

    I like to surf around the web, often I will go to Digg and follow thru…

  5. gila loe disse:

    Its hard to find good help…

    I am forever saying that its hard to procure quality help, but here is …

  6. Yahoo results…

    While browsing Yahoo I found this page in the results and I didn’t think it fit…

  7. oh xanaina disse:

    Title…

    [...]Here are several of the web pages we advise for our visitors[...]…

  8. Title…

    [...]we came across a cool web-site that you just may appreciate. Take a search in case you want[...]…

  9. Informative and precise…

    Its difficult to find informative and precise info but here I noted…

  10. Title…

    [...]we came across a cool web-site that you simply could get pleasure from. Take a look when you want[...]…

  11. Title…

    [...]very few internet websites that come about to be in depth below, from our point of view are undoubtedly very well worth checking out[...]…

  12. Title…

    [...]here are some hyperlinks to web pages that we link to because we feel they may be really worth visiting[...]…

Comentar

Nome

E-mail  (seu e-mail não será divulgado)

Site

Deixe seu comentário