MANUTENÇÃO DE CAMPOS DE FUTEBOL

4 de junho de 2010 por artur | Gramados Esportivos

Gramado CAP - Curitiba
As práticas de manutenção, num gramado esportivo, tem por objetivo não só manter o gramado saudável, mas, principalmente, mantê-lo em boas condições de uso pelos atletas profissionais. Assim o gramado deve ser mantido, em ótimo estado, para que os profissionais que o usam possam ter uma boa superfície de jogo, nivelada, drenada e sem buracos ou desníveis. Afinal de contas, o campo é, no CT a área de trabalho do profissional e no Estádio, o palco verde, onde os artistas da bola dão o espetáculo!

Irrigação – segundo Daker, 1976, o objetivo da irrigação é “suprir a fisiologia do vegetal, fornecendo à planta, no momento preciso, a quantidade de água necessária para que ela se desenvolva normalmente e produza o máximo de seu rendimento”. Esta definição é tão antiga como correta. Assim, na operação de manutenção, devemos aplicar sobre o gramado a quantidade de água exata para a plena satisfação das necessidades hídricas do vegetal, proporcionando o seu desenvolvimento e uma grande produção de massa verde. Conseguimos fazer isso com eficiência usando sistemas de irrigação escamoteável e automatizado, que além da aplicação correta da lâmina de água, proporciona grande racionalização de uso da água e energia elétrica.

Fertilização – Da mesma forma que os vegetais necessitam de água, também precisam de luz e nutrientes para realizar a fotossíntese, produzir massa verde, ter capacidade de suporte de pisoteio e de oferecer um piso uniforme, denso e adequado à prática desportiva. Assim, através de adubação (a lanço e foliar), embasada em análise de solo, diagnose visual e análise foliar, o responsável pelo campo pode ministrar os nutrientes nas quantidades adequadas ao bom desenvolvimento do gramado.

Corte – Deve ser uma prática quase diária num campo de alto desempenho, onde o gramado cresce até 1 cm a cada 24h. O corte deve ser executado com máquinas de corte helicoidal, que proporcionam uma qualidade e um acabamento superiores ao obtido com as máquinas tradicionais (corte horizontal). Estas máquinas oferecem um corte perfeito, uniforme, de fácil cicatrização do tecido vegetal. Nas máquinas de corte horizontal, mesmo quando a lâmina está bem afiada, o corte se dá por impacto de rotação, e o “trauma” nas folhas é maior e de mais difícil cicatrização. Além disso, com as helicoidais, podemos também fazer os belos desenho nos gramados (faixas, xadrezes etc.).

Marcação – Antes de cada jogo, o campo deve ser marcado, conforme as normas Fifa, com tinta PVA (à base de água). Há máquinas que pintam as linhas nas folhas da grama de forma eficiente, rápida e usando baixas quantidades de tinta. Pode-se, ainda, fazer pinturas especiais no gramado com corantes especiais e atóxicos, valorizando a estética do mesmo.

Reparação – A cada vez que o campo é usado, seja para treino ou jogo, deve-se tapar todos os buracos deixados pelas travas das chuteiras, já que eles podem causar lesões aos atletas. Isso é feito com aplicação, nos buracos, de mistura de areia e condicinador de solo, de mesma proporção ao usado na construção do campo.

Monitoramente e Controle – Diariamente, um profissional com experiência, deve percorrer todo o campo para fazer a inspeção visual, monitoramento e eventualmente recomendando controle de pragas, fitomoléstias e ervas invasoras, além de acertos no cronograma das atividades de manejo/manutenção.

Manutenções Periódicas – Além das operações mencionadas acima, há também operações de manutenção esporádicas como o verticutting (uso de máquina vertical para combate ao “colchão”); topdress (cobertura do gramado com areia média, com auxílio de topografia, para renivelamento e retirada das irregularidades do terreno); replantios (por causa de excesso de carga de uso, a faixa central do gramado é a que mais sofre. Principalmente as pequenas áreas, onde ficam os goleiros e onde se concentra grande número de atletas).

aeração – Com máquinas próprias, esta operação visa descompactar o piso, facilitando a entrada de ar na zona das raízes, bem como, ajuda na manutenção da condutividade hidráulica do solo, contribuindo para a boa drenagem);

Outras práticas de manutenção poderão ser necessárias, de acordo com o uso do campo (Shows, por exemplo), porém, as acima descritas, se bem executadas, garante uma longa vida útil ao gramado esportivo.

Tags:

159 Comentários

  1. artur disse:

    José,
    dependendo da variedade de grama e do tipo de solo, os sais podem ser prejudiciais.
    Artur

  2. Cesar disse:

    preciso dica de quem pode fazer um campo de futebol de grama com dimensões menores, Curitiba PR obrigado

  3. artur disse:

    Aí em Curitiba, vc pode procurar o Lucélio 41 9657-5192.
    Abs ARTUR

  4. Luiz Fernando disse:

    Prezado Artur.
    Gostaria de saber se você tem uma indicação de um profissional ou uma empresa, que construa um campo em Brasília, utilizando as melhorss técnicas de drenagem e irrigação.
    Hoje o campo já existe, no tamanho soçaite, com grama esmeralda.
    A intenção é começar do zero, retirando tudo que há hoje.
    Me falaram que é necessário retirar a grama e mais um metro de terra, para o processo de construção realmente alcance o objetivo pretendido.

  5. artur disse:

    Luiz,
    Aí em BSB o Ricardo, da Hidrigarden é uma excelente opção: – ricardo.kornelius@gmail.com 61 8174-0285

  6. Leandro Brandão disse:

    Olá Arthur,

    Sou responsável por uma equipe de Futebol Americano Universitário e temos um jogo marcado no campo da própria universidade, no entanto a coordenação pediu que na marcação do campo(que é bem diferenciada) fizessemos uso de materiais que saem com maior facilidade. Me indicaram o uso de cal, mas não sei se é o correto. Existe alguma opção barata, visto que é para durar apenas o período do jogo, e que seja de fácil remoção?

    Abraço,

  7. artur disse:

    Leandro,
    Cal ou tinta PVA, à base de água, são as opções mais corretas.
    Abs Artur Melo

  8. Caro Artur,

    Sou responsável pela administração do Colégio Poliedro na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo. Temos entre nossas áreas esportivas um campo de futebol com gramado natural, gostaria de receber a indicação de um empresa que faça a prestação de serviços de recuperação de gramados.
    Atenciosamente,
    Regina Gonçalves
    Gerente Administrativo
    Tel. (12) 3942-2271 – Ramal 238
    Celular (12) 991418019
    http://www.sistemapoliedro.com.br

  9. artur disse:

    Procure o Alexandre da Greenleaf – alexandre@greenleafgramados.com.br
    Artur Melo

Comentar

Nome

E-mail  (seu e-mail não será divulgado)

Site

Deixe seu comentário