DRENAGEM

5 de maio de 2010 por artur | Gramados Esportivos

funcionamento da drenagem
Nos gramados esportivos em geral, e nos de futebol, em especial, um dos itens de maior importância é a DRENAGEM. Sem uma drenagem eficiente, o espetáculo fica prejudicado e reduzido, via de regra, a chutões, como no caso do último Fla x Corinthians, em 28-04-2010, no Maracanã.
Além disso, gramados encharcados são motivos de lesões e dificultam as arbitragens, já tão complicadas ultimamente.
Não quero com este exemplo, estigmatizar a drenagem do Maracanã, uma vez que as pesadas chuvas que caíram, no Rio, mesmo num gramado recém construído, com as melhores técnicas trariam alguma conseqüência. Mais de 280mm em 24h . . .

PROJETO
Ainda hoje, vejo na minha lida profissional, “reformas” de campos de futebol, em Estádios ou CTs, concebidas com hábitos arraigados, e, errados, como o uso de solos argilosos, manilhas porosas e dimensionamentos de drenagem economicamente viáveis; e não tecnicamente corretos.
Quando isto ocorre por limitação orçamentária, de quem contrata a obra, ainda pode-se entender a situação. Porque, fazer uma boa drenagem não é barato!
Mas, muitas vezes o problema passa por projetos de drenagem elaborados por leigos, ou mesmo técnicos, que não tem suficiente experiência e conhecimento em gramados esportivos e suas peculiaridades técnicas.
A drenagem, num projeto de gramado de alto desempenho, pode representar 30% do custo total de execução do campo (drenagem+topsoil), e, no caso de drenagens pressurizadas, este valor pode ultrapassar os 50% do custo total.
Drenagem deve ser encarada como investimento, e não custo. Deve ter o dimensionamento tecnicamente correto, com bom caimento superficial, drenos sub superficiais e topsoil (solo de elevada condutividade hidráulica). E, a drenagem também precisa de manutenção, como o restante do campo, para continuar atuando bem ao longo dos anos!

AERAÇÃO
A aeração, feita regularmente em um campo, é a prática de manutenção, que eleva e mantém a vida útil da drenagem, além de outros benefícios ao gramado.
A aeração é feita através de maquinário apropriado, que perfura o solo e mantém o mesmo descompactado, preservando a condutividade hidráulica do topsoil, e, conseqüentemente, a drenagem funcionando a contento

CONCLUSÃO
Projetar, executar e manter em boas condições a drenagem, são práticas imperiosas em gramados de alto nível e valorizam o espetáculo do futebol, além de salvaguardar a integridade física dos atletas.

Tags:

35 Comentários

  1. Monique disse:

    Em caso de chuvas pesadas, sem drenagem o jogo fica muito prejudicado. . .

  2. artur disse:

    Exatamente, porém, é bom que se diga que o dimensionamento da drenagem não é baseado em termos condição de jogo com qualquer chuva que ocorra. . . há limites para isso, até porque, se dimensinássemos para a excessão, teríamos problemas fora desta (a maior parte do tempo, não temos chuvas copiosas);
    E, é realmente muito importante, a manutenção da drenagem, com a aerificação, mantendo a condutividade hidráulica do solo, para que a água transloque o perfil de solo e alcance a drenagem sub superficial.
    Esse processo é usado há 30 anos, na Europa (Holanda, em especial) e no Brasil, há mais de 15 anos o usamos em campos de futebol.
    Artur Melo

  3. rafagallas disse:

    conheces o campo da vila belmiro? assisti alguns jogos lá, e mesmo com chuva muito forte, a drenagem parece muito boa, pois a água não empoça. Aparentemente a drenagem de lá é muito boa.

  4. artur disse:

    A drenagem da Vila belmiro é realmente muito boa, talvez seja a melhor do País. . . É uma excessão, pois é das poucas na América Latina que funcionam com pressão negativa (drenagem pressurizada). O principal inconveniente desse tipo de drenagem é o elevado custo, qunado comparada a uma drenagem USGA, por gravidade, e de excelente eficiência também. Mas, com 280mm de chuvas em poucas horas, haveria problemas, mesmo lá. . .

  5. Osvaldo Barbosa disse:

    No caso do Maracanã,cabe uma observação curiosa.
    O Maracanã foi projetado na decada de 40 para a Copa de 1950. Na época já haviam historicos de alagamento da Praça da Bandeira e do Rio Maracanã que passa ao lado do estadio. O gramado do Maracanã nunca havia sido totalmente coberto por enchentes até o ultimo dia 5 de abril, quando os citados 280mm de chuvas em 24h cairam sobre o Rio de Janeiro.
    E porque o gramado do Maracanã ficou submerso??? pelo fato de que na reforma do Maracanã para os jogos Panamericanos de 2007 o gramado foi rebaixado em 1,60m para as gerais do estadio se transformarem em cadeiras. Assim, com a ultima enchente não houve ponto com nivel de desemboque suficiente para escoamento da agua do campo pois todo o entorno estava alagado, mesmo tendo um eficiente sistema de captação sub-grama. Os engenheiros da decada de 40 estavam certos e sabiam o que estavam fazendo!

  6. artur disse:

    Exatamente, Osvaldo, no caso do Maracanã, onde atuei por 10 anos, quando era vinculado à Greenleaf, a drenagem sub-superficial do campo é boa, porém, há um problema de macro-drenagem do bairro do Maracanã, que ficou mais visível com o rebaixamento do campo, na reforma do PAN2007, conjugados com os 280mm de chuva. . .
    Saudações Agronômicas,
    ARTUR MELO

  7. orimar disse:

    Quero construir campos de futebol numa fazenda próximo à cidade de Niquelândia-GO e gostaria de ter informações sobre drenagem, todas as opções, especialmente as mais recomendadas para o meu caso de baixo investimento. A única experiência que tenho é com o meu gramado no quintal de casa com um dreno de valeta+predas calcário+gravidade.
    Desde já obrigado, se puder me informar.

  8. artur disse:

    Orimar,
    O ideal, em gramados esportivos é sempre executar caimento superficial, drenagem com valetas em espinha de peixe, preenchidas com geotextil, brita e dreno perfurado e, acima deste, aplicar uma camada de topsoil (substrato arenoso), para então plantar o gramado.
    Sdçs.
    ARTUR

  9. Nortene disse:

    Para Drenagem de Campos de Futebol pode ser utilizado o Sistema Nordren® que é um geocomposto para Drenagem. Ele pode ser aplicado com trincheira drenante nas estruturas em onde é necessário eliminar a pressão causada pela presença de água ou onde a simples impermeabilização não é suficiente.

    http://www.nortene.com.br/geossintetico/geocomposto-drenagem.html

  10. carlos disse:

    Gostei muito de seu site, pesso que me mandem um croqui de como se drena e grama um compo de futebol, se possivel, obrigado.

  11. artur disse:

    Carlos,
    A coisa não funciona assim. A drenagem de um campo depende, entre outros, do clima (pluviosidade) da região onde este será implantadoo campo, do tamanho do mesmo, do tipo de utilização, do tipo de manutenção, de como o gramado será plantado… Ou seja, há uma série de critérios técnicos a serem levados em contam além das equações (Manning e Darcy).
    ARTUR

  12. leandro disse:

    ola quero fazer dois mini campos e nao sei como fazer uma drenagem barata e eficiente poderia me ajudar

  13. artur disse:

    Leandro,
    Drenagem para ser eficiente, não é barata.
    Deve-se trabalhar com materiais de boa permeabilidade (areia) como substrato, e abaixo desse drenos com brita+geotextil+ caimentos.
    Além disso, deve-se ter um caimento siperficial, do centro para as laterais e linhas de fundo, como um “telhado” em 4 águas.
    ARTUR

  14. Olá Eng. Arthur,

    Para um projeto de um campo de futebol é necessário que o nível do campo fique acima do nível do solo? Existe uma situação em minha cidade que o campo fica em uma baixada, recebendo toda a vazão da água das chuvas das regiões adjacentes, ficando assim todo alagado. Qual seria o melhor procedimento de drenagem para esta situação?

    Saudações,

  15. artur disse:

    Prezado Paulo,
    A drenagem de um gramado esportivo, por gravidade, obedece o dimensionamento de acordo com as chuvas da região, associadas às fórmulas clássicas de condutividade hidráulica e escoamento nas trincheiras drenantes(Darcy e Maning).

    Com isso determina-se as cotas do campo, com os caimentos superficiais, as cotas dos drenos, suas profundidades, secções transversais, espaçamentos, bitolas, etc.

    Tudo isso se baseia no escoamento da água, através do perfil do solo e depois pelos os drenos propriamente ditos, até ponto de fuga seguro de menor cota (fosso, caixa de drenagem, galeria de água pluvial do Estádio, etc).

    Assim, numa drenagem tradicional por gravidade (97% dos gramados no mundo todo não usa drenagem a vácuo) as cotas são imprescindíveis para o escoamento de água.

    Pode-se, recolher toda a água de drenos e colocá-la, por gravidade, numa caixa/cisterna e através de bomba jogá-la para fora do campo, se este estiver numa cota menor do que a necessária para o escoamento por gravidade.
    ARTUR MELO

  16. Renato Teixeira disse:

    Bom dia e parabéns pelo site.

    Estou projetando um campo de futebol com pista de atletismo e a solução de drenagem subterrânea é similar a que vc mostrou no site. Contudo, estava pensando em colocar apenas 20cm de top soil e 15cm de areia. Contudo ainda não defini nem a largura e nem a altura da trincheira de brita (nem tamanho de brita)que envolverá o tubo, já que essas dimensões são determinantes para a economia da obra.Gostaria de sua opinião, já que tenho encontrado dificuldades em achar especificações consistentes sobre o assunto.
    Tenho dúvidas também quanto ao detalhamento das conexões das espinhas a tubos laterais (provavelmente de 200mm)para o destino final da água drenada, pois não encontrei em nenhum lugar.

    Desde agradeço!

  17. artur disse:

    Renato,
    As melhores especificações de drenagem de gramados esportivos estão na USGA (United States Golf Association). No site tem a Green Sections que descreve a metodologia de dimensionamento de drenagem e a sua execução.

    Basicamente, há 2 equações de dimensionamento: Maning e Darcy. Além disso, tem de saber as precipitações no local onde vc irá instalar o campo (chuva). Daí se dimensiona quantos drenos, quais os diâmetros, secção das valas, profundidades, caimento, espessura de substrato. . .
    Artur Melo

  18. durvalino dal bo junior disse:

    muito bom, quanto mais informações técnicas, mais argumentos teremos para negociar na hora de tratarmos em condições desfavoráveis.
    no meu caso preciso transformar um terrão em um tapete.

  19. BIROESPORTES disse:

    TENHO UM CAMPO DE FUTEBOL MEDIDAS 48X80 TODA A DRENAGEM FOI FEITA PARA UM DOS CANTO DO CAMPO COM UM DECLINIO SEM SER NOTADO A OLHO NU..EU SOU LEIGO NO ASUNTO EU SOU TÉCNICO DE FUTEBOL (CANTO E LADO) E É UMA EXCELENTE TRENAGEM..

  20. Diego Borges disse:

    Artur,

    Vou montar um campo de futebol aqui na minha cidade. Tenho uma situação que o terreno fica em uma região baixa da cidade. No período de chuvas o campo irá ficar totalmente alagado. Essa situação se repete com uma certa frequência. Que linha devo seguir para a drenagem do campo? Qual a melhor opção? Desde ja muito obrigado

    Att. Diego Borges

  21. artur disse:

    Diego,
    Tem de haver uma solução que vc direcione as águas (quer do caimento superficial, quer dos drenos) para um ponto de fuga seguro, preferencialmente por gravidade. Se não houver cota para tal, vc deve direcionar essas águas para um reservatório (”piscinão” ou cisterna) e essa água deve ser reutilizada na irrigação, e/ou descartada através de bombeamento nas águas fluviais.
    ARTUR MELO

  22. Diego Borges disse:

    Boa tarde Artur,

    MAis uma vez obrigado pela resposta. Gostaria de se possível trocar algum email e lhe enviar um croqui dos campos. Esses campos ficam muito próximos de um ribeirão e o nosso medo é que na época de chuvas essas águas danifiquem o sistema de drenagem. Aqui em Blumenau temos sérios problemas nas temporadas de chuvas. Teremos épocas em que o gramado ficará embaixo da água durante alguns dias. Segue abaixo email diegoborges85@gmail.com Muito Obrigado Artur

    Att. Diego Borges

  23. Helivelto silva disse:

    Arthur, boa noite.
    Tenho um problemão para resolver, irei construir um campo de futebol amador, mais o campo fica proximo a um rio. A distância do campo para o rio é de apenas 30 metros, e o campo fica sempre humido, e tem o mesmo nivél, o que devo fazer para resolver este problema de alagamento?
    Quero lembrar que, é a unica area que temos disponivéis.

    Att. Helivelto

  24. artur disse:

    Helivelto,
    Sem dúvida não seria barato rebaixar lençol freático nessas condições.
    Assim, a melhor solução seria vc fazer um aterro com argila e compactá-lo com um CBR alto. Dessa forma vc garantirá que não haverá influência do lençol.
    Acima desse aterro compactado e impermeável, vc pode fazer sua drenagem, colocar o substrato arenoso, irrigação, plantar…
    ARTUR MELO

  25. MARCIO SANTOS disse:

    Arthur Bom Dia!!

    Quanto custa aproximadamente drenar e irrigar um campo de futebol em condições normais, sem nenhum evento dificultador, na medida de 90×50. Desde já obrigado!!

  26. artur disse:

    Tem de se ver caso a caso, até porque os custos unitários locais varia muito (tubulação, m3 de areia e brita, h de retro escavadeira, etc).
    Artur Melo

  27. Jonas Monróe dos Santos disse:

    Fui contratadado praa recuperar um gramado de um campo de futebol, o solo e argilo-arenoso e estava muito compactado(solado), fiz a descompactação, bati o nivel com uma leve declividade e coloquei a terra, o sistema de drenagem ja existe em forma de espinha de peixe, agora apos a colocação da grama observo algums relevos o que devo fazer, é correto passar um rolo compactador, e o sistema de drenagem não esta sendo eficiente pois a agua da irrigação e das chuvas não estão infiltrando e gerando pontos muito úmidos.Grato

  28. artur disse:

    Jonas,
    Argila e boa drenagem são eventos mutuamente excludentes. . . Assim como a compactação. Procure preencher as bacias com areia.
    Artur

  29. Gustavo disse:

    Bom dia Artur, tudo bem?
    Topsoil, como achei no wikipedia significa o horizonte superficial, horizonte A, terra preta, correto?
    No esquema da figura há 40cm da mistura topsoil+areia
    Qual seria uma proporção média da mistura dos 2 componentes?
    Eu imaginava uma camada de 15cm de terra preta, 15cm de areia, e em seguida a manta e a brita, será que seria eficiente?
    Pensei nisso pois não tenho idéia de onde comprar uma mistura dessa, enquanto terra preta e areia é facil achar.
    Obrigado!
    Grande Abraço!

  30. artur disse:

    Gustavo,
    O Topsoil, ou GreensMix, em gramados esportivos, não é o Horizonte “A” natural. Ao contrário, é um solo de textura arenosa, “fabricado” por nós e com condutividade hidráulica conhecida.
    A faixa de 40 cm de espessura (10cm de colchão de brita e 30cm de areia) é variável em função do tipo de areia encontrado na região, do tipo de brita e do fator ponte entre eles (compatibilidade entre a areia e brita usados na construção do gramado).
    Se a areia e a brita não tiverem um bom fator ponte entre si, pode-se adicionar uma camada intermediária de 5 a 7 cm (totalizando 45 a 47cm de espessura)
    Os critérios da areia e da brita (faixa granulométrica que podem ser usados) estão descritas nas normas USGA e nas recomendações do COL/2014 . E o fator ponte é ABNT.
    Abs Artur Melo

  31. Nelson Carvalho disse:

    Tenho um sítio c/ um campinho society, gramado, e como dava mtos problemas devido chuvas, fiz a minha drenagem abrindo uma vala de 20 cm,colocando pedra nº 01 ao longo da mesma e depositando por cima um tubo de 100mm, plástico, préviamente todo furado, sendo enterrado, recebendo por cima a grama.
    Primeira chuva forte, observei que o tubo transportava a água diretamente para o lago…. e super limpa.
    Meus problemas terminaram….

  32. artur disse:

    Nelson,
    Infelizmente penso que talvez não seja a solução definitiva.
    Seria se vc tivesse usado um tubodreno perfurado, de fábrica; e a vala tivesse sido revestida de geotêxtil… teria sido resolvido.
    Mas um tubo de PVC por mais que vc tenha furado, não tem o mesmo número de furos por metro linear que um tubodreno fabricado, logo, não conduz a mesma vazão de água. E, o mais importante, sem geotêxtil e areia, esse tubo tenderá a entupir com o passar do tempo (o geotêxtil não deixaria carrear material fino que entope o dreno)..
    ARTUR

  33. biroesportes disse:

    bom dia vou comstrui um campo de futebol oficial com grama esmeralda aki em tersina clima quente poucas chuvas .qual o melhor tipo de imrrigação?

  34. CONDOMÍNIO FICCOS BENJAMIN disse:

    Desejo saber se aqui em RECIFE – PERNAMBUCO possui alguma empresa que faça este tipo de serviço. Pois tenho um campinho de aproximadamente 60 metros quadrados e estou pretendendo colocar outro gramado novo e tenho que fazer uma drenagem para não correr o risco de perder as grama. Me ajude !

    Marcos Pires – Ger. Coond. Ficcos Benjamin

  35. artur disse:

    Em recife procure a EcoFlora – Gustavo Bruno – 81 8676-4610
    Abs Artur Melo

Comentar

Nome

E-mail  (seu e-mail não será divulgado)

Site

Deixe seu comentário