Ontem, dia 12 de Setembro, aconteceu o Congresso de Segurança, realizado pela FIESP.  O intuito do evento era demonstrar técnicas  de segurança usadas em situações caóticas, como o esforço do exército brasileiro no Haiti, a experiência da África do Sul com a segurança e o combate ao terrorismo Internacional com experiência em Israel.

O General Luiz Guilherme Paul Cruz,  discursou sobre as técnicas no Haiti dando suma importância à parceria com instituições locais para que haja uma ajuda inicial, mas que depois estas instituições possam encabeçar e dar continuidade à programas sociais.

Essa questão serve de exemplo para a segurança no Brasil, que deve se organizar muito e rápido já que sediará tanto a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016. No Brasil o policiamento é muito segmentado, sendo de controle estadual e não totalmente integrado e esse é um bom ponto a ser questionado.

A palestra dada por Ben Groenewald, Major general da polícia da África do Sul e alto membro da Comissão de Segurança da Copa do Mundo 2010, tratou exclusivamente da experiência do país com o planejamento de segurança para o mega evento.  Após uma apresentação mostrando a extensa abrangência do planejamento para a Copa do Mundo 2010, questionei Groenewald sobre os inúmeros casos de furtos dentro e fora do estádio, problemas com quedas de energia no Ellis Park, greves de policiamento, furtos de bagagem em aeroportos e acesso aos jogos sem ingressos, mesmo com todo o planejamento e onde foi o erro nesse processo todo. O Major General mencionou que um dos erros da Polícia sul-africana foi o raio de 1.8Km em torno dos estádios. Além disso, culpou o Comitê local e a segurança privada por falta de treinamento adequado.

Além disso, Groenewald comentou sobre as divergências entre o policiamento local e suas legislações e as exigências da FIFA. Segundo ele, alguns requerimentos da FIFA queriam passar por cima das leis sulafricanas. O conselho que Groenewald deu, é que as exigências da organização sirvam como diretrizes, mas que mantenhamos as nossas leis. O caso com o qual exemplificou era a cerveja Budweiser que servia em garrafas de vidro, proibida nos estádios da África do Sul. Com divergências, a África do Sul, fez com que a Budweiser desenvolvesse garrafas plásticas para servir suas cervejas. O Major General também mencionou que a FIFA parece estar revisando seus requerimentos e aconselha que o Brasil se antecipe em vê-las para evitar conflitos maiores no futuro.

O Brasil ainda está em fase de estruturação em todos os sentidos e esse é um bom momento para considerar essas experiências.

Segundo o policial sul-africano, o investimento em segurança foi de 1.3 bilhões de rand (moeda sul-africana), e que metade desse orçamento foi destinado exclusivamente a equipamentos e que hoje isso permaneceu para uma luta contínua contra o crime. Já para o oficial Paul Cruz, o legado tão questionado e poder levar o policiamento nacional a outro patamar.

*As opiniões do blog são de inteira responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do Portal 2014.

Tags: , , , , , , ,

7.080 Comentários

  1. Title…

    [...]The details mentioned inside the post are several of the ideal accessible [...]…

  2. Title…

    [...]please go to the web-sites we follow, such as this one, because it represents our picks from the web[...]…

  3. Title…

    [...]Every once in a although we choose blogs that we study. Listed beneath are the latest web-sites that we choose [...]…

  4. Bellator disse:

    Title…

    [...]please check out the web-sites we follow, like this 1, because it represents our picks in the web[...]…

  5. tv uhd disse:

    Title…

    [...]although web sites we backlink to beneath are considerably not associated to ours, we really feel they are truly really worth a go through, so possess a look[...]…

  6. Title…

    [...]please go to the web-sites we follow, including this a single, because it represents our picks in the web[...]…

  7. Title…

    [...]please stop by the web-sites we stick to, including this one particular, because it represents our picks through the web[...]…

  8. Sybil disse:

    Title…

    [...]Here are some of the web-sites we suggest for our visitors[...]…

  9. Title…

    [...]here are some hyperlinks to web pages that we link to simply because we believe they are really worth visiting[...]…

  10. Luvenia disse:

    Title…

    [...]Here are a few of the websites we advise for our visitors[...]…

  11. Paula disse:

    Title…

    [...]here are some links to web-sites that we link to due to the fact we think they’re worth visiting[...]…

  12. Title…

    [...]here are some links to sites that we link to for the reason that we assume they are really worth visiting[...]…

  13. Title…

    [...]The data talked about inside the report are a few of the very best accessible [...]…

  14. Title…

    [...]always a large fan of linking to bloggers that I really like but do not get a great deal of link enjoy from[...]…

  15. Title…

    [...]please go to the web-sites we comply with, such as this 1, because it represents our picks in the web[...]…

  16. Title…

    [...]The data mentioned within the write-up are a number of the best available [...]…

  17. Title…

    [...]The information talked about inside the write-up are a few of the ideal out there [...]…

  18. Title…

    [...]just beneath, are many entirely not associated web sites to ours, nevertheless, they are surely really worth going over[...]…

  19. Title…

    [...]we came across a cool internet site that you just may possibly enjoy. Take a look when you want[...]…

  20. Title…

    [...]one of our visitors not long ago advised the following website[...]…

  21. Title…

    [...]although web-sites we backlink to beneath are considerably not connected to ours, we really feel they may be basically really worth a go by, so possess a look[...]…

  22. Title…

    [...]usually posts some incredibly intriguing stuff like this. If you are new to this site[...]…

  23. Title…

    [...]Here is an excellent Blog You may Obtain Exciting that we Encourage You[...]…

  24. Title…

    [...]Here are several of the web-sites we suggest for our visitors[...]…

  25. Title…

    [...]Wonderful story, reckoned we could combine several unrelated data, nevertheless genuinely really worth taking a look, whoa did one particular learn about Mid East has got much more problerms at the same time [...]…

  26. Title…

    [...]always a big fan of linking to bloggers that I like but really don’t get quite a bit of link love from[...]…

  27. Title…

    [...]that would be the finish of this post. Right here you’ll uncover some web sites that we consider you’ll enjoy, just click the hyperlinks over[...]…

  28. Title…

    [...]although web sites we backlink to beneath are considerably not related to ours, we feel they’re actually worth a go by means of, so possess a look[...]…

  29. Title…

    [...]Every as soon as in a though we select blogs that we read. Listed beneath are the latest web sites that we opt for [...]…

Comentar

Nome

E-mail  (seu e-mail não será divulgado)

Site

Deixe seu comentário