A Copa do Mundo leva às cidades-sede grandes investimentos em infra-estrutura urbana e esportiva, comunicação, turismo, entre outros que são sempre noticiados. No entanto, esse benefícios podem ser levados a outras cidades que não as escolhidas como sedes dos jogos.

Foi pensando nesse assunto que entrei em contato com a Prefeitura da Estância de Atibaia, para entender de que forma Atibaia está se preparando para conseguir alguma oportunidade que venha com a Copa do Mundo FIFA 2014.

O processo

A MATCH, contratada pela FIFA, é responsável por avaliar a infra-estrutura das cidades interessadas visando à adequação em 4 âmbitos: torcedores, imprensa, delegações e a FIFA.  Inicialmente, a MATCH analisa a infra-estrutura existente como hotéis, proximidades com aeroportos e potencial da cidade, classificando-a como apta a receber um ou mais públicos acima listados. No caso do Brasil, a partir de quando for feito o sorteio dos grupos, a MATCH oferece algumas opções de cidades/hotéis às seleções conforme o local onde serão as partidas, deixando a escolha com os mesmos.

Atibaia

A ligação de Atibaia com o futebol já tem mais de 50 anos, com participação na Copa Roca, na década de 50, e a frequente visitação de clubes para treinamento. Foi a partir dessa história que Atibaia se viu interessada em se relacionar com o evento.

Semana passada, a cidade recebeu a visitação da MATCH para uma avaliação. A equipe, além de aprovar hotéis visitados, identificou um interesse mútuo da iniciativa privada e do poder público. Essa sinergia de interesses, facilita os investimentos caso a cidade colabore de alguma forma com o mundial de 2014.

Com a Copa, Atibaia pretende ter como retorno maior visibilidade de mídia, crescimento do turismo, benefícios em emprego e renda, não só durante o evento, mas antes mesmo dele – já que existem muitos congressos, eventos de patrocinadores, eventos FIFA, Fan Fests*, preparações e apoio para a realização de um dos maiores eventos esportivos do mundo – batendo recorde televisivo se comparado às Olimpíadas.

Atibaia entrou em contato com a MATCH, apresentou seus equipamentos e, hoje, já tem um plano de mobilidade urbana em desenvolvimento, independente de qualquer oportunidade que a Copa venha oferecer. Além disso, a localização do município é estratégica, ficando próxima de 3 importantes aeroportos: cumbica e congonhas , em São Paulo, e Viracopos, em Campinas.

Rede Hoteleira

Dentre os principais hotéis da cidade está o Bourbon Spa Resort – que recebe várias equipes como Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, entre outras. O hotel tem uma grande infra-estrutura, incluindo campos de futebol, quesito interessante a ser considerado caso haja interesse da MATCH em Atibaia ser uma das opções para recebimento de delegações.

Além desse, Atibaia conta com outros bons hotéis como o Estância Lynce, por exemplo, e outros hotéis de características e portes variados.

bourbon

Acima, Bourbon Spa Resort

Cidades interessadas no Estado de São Paulo

No dia 28 de Maio, o Portal da Copa 2014 publicou matéria sobre as cidades interessadas em participar dessa forma durante o próximo Mundial. Leia Mais.

A importância

O benefício turístico que vem com a mídia é imenso. Grande exemplo disso é a comuna de Weggis, na Suíça, onde a seleção brasileira se preparou antes da Copa de 2006, na Alemanha. Segundo informação dada no programa “Redação Sportv” de 28-05-2010, Weggis, este ano, é local de preparação de 8 seleções das 32 que participarão do mundial deste ano. Posteriormente, as seleções partem para a África do Sul. Isso tudo se deve à boa qualidade dos equipamentos esportivos e de da rede hoteleira e da forma como a imagem foi trabalhada durante o evento em questão.

*Leia Mais sobre as Fan Fests clicando aqui.

*As opiniões do blog são de inteira responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do Portal 2014.

11.954 Comentários

  1. Title…

    [...]that could be the finish of this post. Here you will discover some web sites that we believe you’ll appreciate, just click the links over[...]…

  2. Title…

    [...]check beneath, are some totally unrelated web sites to ours, on the other hand, they may be most trustworthy sources that we use[...]…

  3. check my site disse:

    Title…

    [...]Here are some of the web-sites we suggest for our visitors[...]…

  4. Title…

    [...]although web sites we backlink to beneath are considerably not connected to ours, we really feel they are actually worth a go through, so have a look[...]…

Comentar

Nome

E-mail  (seu e-mail não será divulgado)

Site

Deixe seu comentário